Direção hidráulica x elétrica: principais diferenças que existem entre elas
Array
Os carros podem apresentar inúmeros tipos de direção, e as mais recorrentes são a hidráulica e a elétrica. A principal diferença está relacionada ao mecanismo que elas utilizam para deixar o volante mais leve, favorecendo a vida do motorista.
Portanto vale a pena ressaltar que, com os avanços das ferramentas tecnológicas, o esforço exigido pela alternativa mecânica foi deixado de lado. Para compreender melhor a direção hidráulica ou elétrica, é necessário conhecer o funcionamento a respeito de cada uma. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
O que é direção hidráulica e elétrica?
A direção hidráulica consiste em um sistema que usa uma bomba hidráulica para realizar a circulação do óleo na caixa de direção. E a elétrica é um modelo independente do motor, ajudando o motorista a reduzir o seu trabalho.
Vantagens
As direções elétricas e hidráulicas proporcionam diversos benefícios ao condutor, pois o objetivo de ambas é deixar o volante mais leve. A hidráulica, por exemplo, consegue proporcionar maior controle ao motorista a partir de uma melhor comunicação com o carro. De quebra, seu preço manutenção cai.
Já a direção elétrica tem a capacidade de gerenciar a energia do carro de maneira mais satisfatória, demandando menos esforço do motor. Ela garante uma melhor resposta em diferentes velocidades, pois não precisa de acessórios mecânicos nem de fluido hidráulico e é mais econômica em relação ao consumo de combustível.
Funcionamento
A direção hidráulica opera por meio de uma bomba hidráulica, que fica responsável por fazer que o óleo movimente a parte interna da caixa de direção.
Assim, o sistema é lubrificado e promove uma pressão capaz de diminuir o esforço na hora de realizar as manobras. Já a direção elétrica usa um motor elétrico junto com a caixa de direção. Ao ligar o automóvel, esse item manda um sinal para acionar o sistema responsável pela movimentação do veículo.
Como escolher?
Para escolher a melhor opção, o recomendado é dar uma volta em um carro com a direção hidráulica e em outro dotado da alternativa elétrica. Assim, percebe-se a maior diferença entre elas e, depois de vivenciar a experiência de ambas, fica mais fácil identificar a ideal para as próprias necessidades.
A direção hidráulica aumenta de modo significativo o controle do carro, enquanto a elétrica torna o veículo mais leve e, se você não abrir o olho com a velocidade, corre até mesmo o risco de perder o controle. É essencial ter bastante atenção no momento de selecionar o automóvel e o respectivo volante.
Quais são os principais modelos de carros?
No mercado brasileiro, existem diversos modelos com essas direções. O Fiat Mobi na versão Like é um exemplo de carro carregado de direção hidráulica, e ele ainda apresenta ar-condicionado, banco traseiro, computador de bordo, vidros elétricos, sinalização de emergência e outros itens.
Já a nova geração do Ford Ka oferece ao motorista direção elétrica, cinto de três pontos e encosto de cabeça para os ocupantes, chave canivete com controle, indicador de troca de marcha no painel, travas elétricas etc. É equipada também por um motor 1.0 flex de três cilindros e 85 cavalos.
Enquanto isso, o Hyundai HB20 2021 se destaca pela alta modernidade. O modelo conta com direção elétrica, vidros dianteiros, travas elétricas e volante de inúmeras funções. O seu motor 1.0 flex rende 80 cavalos e 10,2 Kgfm.
Sobra espaço ainda para o Gol, da Volkswagen, na versão 1.0 flex e até 82 cavalos de potência. Sem falar na transmissão manual, direção hidráulica, vidros elétricos, suporte para celular, banco do motorista com regulagem e demais importantes acessórios.
O Fiat Argo 1.0, por fim, possui direção elétrica progressiva, volante com ajuste de altura, travas elétricas, vidros dianteiros, encostos de cabeça, computador a bordo e outros itens. O seu motor é flex com três cilindros e 77 cavalos.
E as grandes diferenças existentes?
A principal finalidade da direção hidráulica é facilitar o processo de condução do carro, deixando o volante mais leve e permitindo girá-lo menos, de maneira a virar completamente as rodas para os lados. Por causa da estrutura dos veículos, foi necessário o surgimento de uma direção assim. Dessa forma, a opção hidráulica ganhou muitos adeptos.
Nos veículos com direção hidráulica, quem impulsiona a bomba de óleo é o motor. Com isso, parte da força do carro gerada serve para tal função. O veículo consome 5% a mais de combustível, já que o condutor precisa acelerar além do normal para compensar a perda de energia que acontece na entrega da potência para suas rodas.
Como a direção elétrica, os automóveis de motores mais fracos puderam contar com uma ajuda junto ao volante, nessa situação, sem perdas de desempenho e no consumo de veículos.
Quando o motorista movimenta o volante, sensores instalados detectam o movimento e calculam, com o auxílio de um computador, a força a aplicar nas rodas. Assim, algumas variáveis, como a sua velocidade, são levadas em consideração durante o processo, otimizando a direção elétrica.
Além do mais, o sistema apresenta um “cérebro” eletrônico. Logo, o fabricante do carro consegue modificar seu funcionamento no módulo do carro, de acordo com o projeto ou evolução. É preciso ressaltar que a manutenção do sistema elétrico se mostra quase desnecessária, já que não existe óleo, correia, bomba e outros itens propensos ao desgaste.
Dessa forma, ele não gera contratempos ao proprietário. Por consistir em um sistema mais básico, a direção elétrica tem um custo de manutenção inferior. Já a hidráulica exige uma manutenção constante das mangueiras e do óleo.
Portanto, conforme observamos, existem carros com direção hidráulica ou elétrica. É preciso ter em mente suas principais características no momento de fazer a compra. Ambos buscam facilitar o trabalho do motorista.
A direção influencia de forma significativa no carro, pois não é nada satisfatório realizar tanto esforço na hora de uma manobra. Hoje em dia é essencial procurar conforto, e as fabricantes de automóveis trabalham para garantir isso aos clientes.
Gostou do post? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro dos modelos de carros com direção hidráulica e elétrica!