Direção elétrica e direção hidráulica: entenda já as diferenças
Array
Se você sente dificuldade para manobrar seu carro e estacionar em uma vaga porque a direção mecânica é dura demais, aqui vai uma dica: a direção elétrica e a hidráulica deixam facílimos esse e outros momentos!
No entanto, esses sistemas de direção têm características próprias, e é importante conhecê-las antes de trocar seu veículo por outro. Enquanto um funciona com várias peças, o outro nem precisa do motor do carro!
Continue a leitura para saber como funcionam a direção elétrica e a hidráulica. Conheça também as diferenças e vantagens desses sistemas!
O que é direção elétrica? E hidráulica?
As duas são sistemas de direção que ajudam o motorista a fazer manobras no carro com mais facilidade. Quando o veículo não tem um desses sistemas, o volante fica pesado, e isso, dependendo da pessoa, pode dificultar o uso.
A direção elétrica é mais moderna e funciona de forma independente em relação ao motor. Ela tem um motor próprio que é ativado quando o volante começa a se movimentar — diminuindo o esforço feito por quem está dirigindo.
Já a direção hidráulica utiliza uma bomba hidráulica que faz circular óleo na caixa de direção. Isso deixa o volante mais leve e reduz o esforço feito pelo motorista. No entanto, esse sistema depende do funcionamento do motor do automóvel.
Quais as diferenças entre elas?
O modo de funcionar de cada direção já revelou algumas diferenças entre elas, não é verdade? Mas existem outras que precisamos destacar.
Enquanto a direção hidráulica necessita de óleo (que deve ser trocado a cada 50 mil quilômetros rodados), mangueiras, polias e correias, a elétrica é independente de acessórios mecânicos.
Outra diferença entre esses sistemas de direção é o tempo há que cada uma está no mercado. A direção elétrica é mais nova e surgiu na década de 1980. Já a hidráulica, que é mais popular, vem desde 1951.
Quais vantagens cada uma oferece?
Em comum, as duas direções deixam o volante mais leve e facilitam manobras como curvas e baliza. No entanto, cada uma oferece um conjunto de vantagens que deve ser considerado durante a compra do veículo.
A direção hidráulica, em comparação com a elétrica, oferece ao motorista mais controle do carro. É possível sentir melhor a tração do pneu e o peso do veículo. Além disso, sua manutenção tem um preço inferior em
relação ao outro sistema.
Sobre a direção elétrica, como é independente do motor do carro, exige menos potência do veículo e permite melhor controle em diferentes velocidades, pois se adapta a cada momento durante o uso.
O sistema elétrico é mais simples e, por não depender de acessórios mecânicos, demanda manutenção periódica menos frequente. Outra vantagem é a economia em relação ao combustível, já que não depende do motor do automóvel.
Agora que você conhece as diferenças e vantagens entre a direção elétrica e a hidráulica, pode escolher seu próximo carro adequando essas informações ao que você precisa em um veículo.
E se conhece alguém que não sabe como funcionam esses sistemas de direção, aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais. Divida essas informações com outras pessoas!