Descubra o momento ideal para vender o carro
Array
Definir a hora de trocar o carro é uma tarefa que muita gente faz sem utilizar critério algum. Geralmente o que leva a pessoa a tomar essa decisão é a elevação de valores gastos com a manutenção. De certa forma, esse é um bom motivo para vender o carro, mas não é o único.
Existem outras maneiras de avaliar se é o momento certo para trocar de veículo — até para evitar que as despesas com reparos comecem a apertar o orçamento.
Neste post selecionamos algumas dicas para você saber qual é o melhor momento de vender o carro. Confira!
Considere o tempo de uso do carro
Existem alguns indícios de tempo de uso que ajudam a definir se está na hora de trocar o carro ou não. Você pode vender o carro, por exemplo, ao término do período de garantia do veículo — isso porque a cobertura do fabricante acaba e você pode ficar na mão.
Outro indicador é o tempo em que peças de plástico e de borracha ficaram expostos ao sol e à chuva. É sabido que passados 5 anos, esses artefatos tendem a se deformar e começam a gerar ruídos bem incômodos.
Agora, se você roda muito todo mês — algo em torno de 40 mil quilômetros ou mais —, o ideal é que em 2 anos você comece a pensar na troca.
Avalie a quilometragem
Em geral, os carros começam a gerar mais gastos com manutenção após os 100 mil quilômetros rodados. O desgaste das peças já fica mais aparente e as despesas com consertos tendem a aumentar. Aí entra também o fator de disponibilidade do carro: se você o utiliza para trabalho, não dá para correr esse risco.
Agora, se o tipo de serviço em que o veículo é empregado for mais bruto, essa quilometragem diminui consideravelmente.
Saiba se o modelo do seu carro vai sair de linha
As montadoras costumam indicar que você pode perder dinheiro com o seu carro. Quando um carro sai de linha, a tendência é que todos do mesmo modelo sofram com uma desvalorização. Isso porque o mercado indicou que esse veículo não teve uma boa aceitação ou que não produziu os resultados esperados pelo fabricante. Percebendo isso, tente trocar o carro a tempo de evitar um prejuízo.
Pense no melhor mês do ano para vender o carro
Quando falamos do tempo certo para fazer negócio, não podemos deixar de lado o melhor mês para isso.
É sabido que no início do ano incidem em todos os veículos os impostos como IPVA, seguro obrigatório e licenciamento. Você pode evitar um gasto extra ao fazer negócio antes desse período e evitar o acúmulo de despesas no começo do ano. Se conseguir segurar um tempo sem o carro, passado o início do ano você pode comprar um veículo que já venha com esses impostos pagos.
Uma coisa é certa: se você não sai da oficina, está passando da hora de vender o carro e deixar essa dor de cabeça de lado. Investir na troca do veículo e desfrutar de mais sossego e segurança, além de economizar aquela grana com peças e serviços de manutenção, soa bem, certo?
O que achou das dicas? Se você gosta de carros assim como nós, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!