Controle de frota de caminhões: entenda mais!
Array
É fato que boa parte do transporte de cargas no país é feito pelas estradas. Nesse sentido, o controle de frota de caminhões torna-se uma questão muito relevante para empresas que lidam com esses veículos. Afinal, é preciso avaliar com cautela os gastos envolvidos.
Somado a isso, por meio dessa estratégia aplicada, é possível analisar os gastos, as condutas dos motoristas, os principais gargalos e as medidas que estimulam tanto a economia quanto o bom uso desses meios de transporte das empresas.
Prossiga com a leitura para ficar por dentro de mais novidades acerca desse assunto!
Como funciona o gerenciamento de frotas de caminhões?
Esse gerenciamento é indispensável. Porém, não é uma tarefa fácil, visto que envolve muitos fatores. Isso acontece devido ao fato de envolver muitos veículos, com seus condutores que trabalham em movimento, o que torna mais difícil o contato direto entre o controlador da frota e a própria frota.
Então, esse gerenciamento funciona como uma ferramenta eficiente, exigindo que os serviços prestados estejam dentro do prazo, ou seja, são traçadas as rotas durante a viagem com o objetivo de reduzir a quilometragem a ser percorrida, diminuir o gasto com combustível e atender um maior número de clientes. Logo, é válido controlar bem a frota a fim de evitar perdas — de tempo e dinheiro.
Quais os principais pontos que precisam ser estudados para realizar esse gerenciamento?
Apesar de ser uma tarefa complexa, nessa gestão, existem alguns pontos que devem ser considerados a fim de ajudar a sua empresa a ter um sucesso operacional e financeiro. Leia com atenção !
Acompanhar o preço do combustível
Esse papel é difícil, mas precisa ser realizado. Nesse sentido, é importante estudar de forma detalhada quantos litros de combustível determinado caminhão utiliza para realizar uma rota específica, ou seja, é preciso levar em consideração o estilo de condução do motorista, o tamanho da carga e as condições da estrada.
Investir na manutenção
Sem dúvida, essa questão merece ser estudada. O combustível, os pneus, os seguros e a higienização do veículo precisam ser acompanhados no controle de cada frota, pois isso ajuda a evitar imprevistos e despesas. Somado a isso, ao utilizar esse sistema de gerenciamento, é possível programar manutenções periódicas e, assim, prolongar a vida útil do veículo evitando prejuízos e acidentes.
Logo, o controle de frotas, quando feito de maneira correta e usando boas ferramentas, faz total diferença nos resultados, principalmente em negócios cuja finalidade é o transporte efetivo de cargas.
Portanto, o controle de frotas de caminhões é um sistema completo que permite um acompanhamento em tempo real da frota, ou seja, é possível identificar pausas, horas extras e a velocidade do motorista na estrada. Dessa forma, esse tipo de gestão faz toda diferença para a companhia. Afinal, além de ajudar o gestor a manter bons resultados, otimiza o tempo e gera maior lucratividade.
Gostou do post? Então, não perca tempo e aproveite para deixar um comentário para sabermos o que você achou sobre o assunto!