Conheça os tipos de filtros automotivos e suas funções!
Array
Os veículos apresentam diversos itens importantes para a segurança do proprietário e para o seu pleno funcionamento. Os filtros automotivos, por exemplo, são essenciais para o desempenho do motor. Atualmente, há vários modelos e cada um com suas características e funcionalidades.
É fundamental entender os tipos de filtros existentes em um automóvel, para facilitar e identificar o momento exato de realizar a troca. Eles são essenciais para o carro e ao negligenciá-los, o veículo poderá apresentar diversos contratempos de desempenho.
Continue a leitura e saiba quais os tipos de filtros automotivos e suas funções!
O que são filtros automotivos?
São peças que têm como objetivo proteger o motor, ou seja, são capazes de aumentar a vida útil e evitam o desgaste prematuro de toda essa estrutura complexa do veículo.
Além disso, ajudam a economizar o gasto com combustível e reduzem a emissão de gases poluentes na atmosfera. Por esse motivo, são imprescindíveis no automóvel e devem estar funcionando corretamente para não afetar a saúde dos proprietários e demais ocupantes.
Mas aqui já vai o alerta: os filtros não são reutilizáveis e o ciclo de vida útil é limitado. Para evitar maiores problemas, é fundamental revisá-los constantemente, pois, se não trocados no momento oportuno, poderão causar prejuízos, não só ao veículo como à saúde do condutor, já que a sujeira acumulada na peça não permitirá a realização da filtragem correta das impurezas.
Quais os tipos?
Filtro de combustível
O filtro de combustível fica inserido entre o motor do carro e o tanque. Sua finalidade é impedir que as impurezas presentes no ar alcancem o bico injetor e a bomba de combustível.
Essas impurezas podem ser partículas de ferrugem, poeira e fragmentos que podem acumular no líquido. Por essa razão, a utilização do filtro é essencial, pois evita que essas partículas atrapalhem o desempenho do veículo.
Normalmente, esse modelo precisa ser trocado a cada intervalo 10 e 15 mil quilômetros rodados, dependendo do carro. Entretanto, é preciso sempre analisar sua situação durante o período do uso, independente dessa sugestão.
Filtro de óleo
O filtro de óleo é responsável por evitar o acúmulo de sujeiras no motor do carro. Dessa forma, é essencial para evitar o desgaste do bloco. O filtro é capaz de reter as impurezas de óleos antigos e também consegue eliminar as partículas de carvão, presentes no lubrificante.
Para isso, a troca deve ser feita de forma regular e o condutor deve ficar atento para que não passe do momento. Quando de seu mau funcionamento, afeta diretamente o rendimento motor, além de contaminar toda a estrutura.
Filtro de ar do motor
Como o próprio nome sugere, sua atuação é voltada para separar todos os resíduos e impurezas do ar, absorvidos pelo motor e, como isso, potencializar seu rendimento.
Há diferentes formatos: quadrado, oval, cilíndrico, etc. A opção a ser utilizada em seu carro é a indicada pelo fabricante. Independente da opção, é necessário adotar todos os cuidados necessários.
Filtro de cabine
Muitos confundem o filtro de cabine com o de ar. Mesmo que apresentem funções semelhantes, são inseridos em partes distintas do carro e sua principal função é a filtragem do ar antes de sua chegada à cabine do carro.
É necessário ressaltar que há dois tipos de filtro, sendo o convencional - responsável por filtrar as partículas sólidas - e o com carvão ativado, que é responsável pela eliminação de vapores e odores prejudiciais à saúde humana.
Como verificar os filtros e quando realizar a troca?
É preciso verificar os filtros automotivos constantemente para evitar maiores problemas. Vale dizer que o carro também nos ajuda nessa missão, já que apresenta alguns sinais, como motor instável, consumo de combustível além do normal, marcha lenta, dificuldade durante a aceleração, cheiro forte na cabine, ar-condicionado não funcionando corretamente e por aí vai.
Nesse sentido, se o automóvel começar a ter um desses sintomas, dedique um momento para certificar o funcionamento de alguns desses filtros sugeridos nesse texto. Reforçamos que não podemos deixar de lado, ou mesmo negligenciar, a busca pela revisão periódica constante de nosso carro. Ela é primordial para seu perfeito funcionamento e, com isso, eliminar, algumas dores de cabeça!
Fique atento às recomendações da montadora e conte com a rede disponibilizada pelo Grupo AB. Nossos profissionais estão integralmente à disposição para melhor atendê-lo e, sempre, apresentar as melhores soluções do mercado!
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para divulgar o post em suas redes sociais para seus amigos ficarem por dentro do assunto!