Conheça os diferentes tipos de caminhões e suas características!
Array
Veículos de carga são fundamentais para o funcionamento de toda a sociedade. Pode parecer um exagero, mas é bom lembrar que a maioria dos produtos são transportados por caminhões de diferentes portes. E, para garantir a maior eficiência possível em uma transportadora, por exemplo, você está convidado a conhecer os principais tipos de caminhões e suas características.
Seja para uso pessoal, seja como caminhoneiro ou na gestão de uma frota, conhecer as características de cada veículo, ajudam você a entendê-las melhor.
Acompanhe e entenda os diferentes tipos de caminhões e suas características.
Por que é importante conhecer os tipos de caminhões?
Administrar, dirigir e fazer a manutenção de veículos são habilidades bem diferentes. Porém, todas elas se beneficiam de entender mais a fundo os títulos aplicados em cada modelo.
Entenda suas aplicações
Cada tipo de caminhão tem suas próprias qualidades e aplicações. Alguns são mais adequados para transportar carga com maior peso, enquanto outros são leves e podem circular mais facilmente em um ambiente urbano ou terreno acidentado. Compreender a fundo essas particularidades lhe permite usar o caminhão de maneira mais eficiente, economizando tempo e evitando gastos desnecessários com manutenção.
Defina o limite de peso
Um dos principais fatores usados para determinar os tipos de caminhões usados é o seu limite de peso. Dependendo do tipo de carga, pode ser necessário um caminhão mais longo ou com mais eixos, o qual seja capaz de suportar seu peso ao longo de toda a viagem. Um aspecto básico no planejamento de qualquer transporte de carga.
Leve em conta o trajeto
Outro ponto importante a ser considerado é o trajeto que o veículo deve fazer do ponto de origem da carga até o seu destino. Em um ambiente urbano, é necessário considerar a presença de passarelas, postes e cabos de energia, os quais limitam a altura do veículo e da carga. Em estradas menos pavimentadas, deve ser capaz de conduzir a carga em segurança, mesmo com o terreno acidentado. Esses detalhes são importantes ao pensar em sua frota.
Quais são os principais tipos de caminhões e suas características?
Mesmo que seja apenas um entendimento básico sobre cada modelo, conhecer as propriedades dos diferentes tipos de caminhões faz uma grande diferença no seu planejamento e no melhor uso do seu veículo.
Veja aqui os principais tipos e suas características.
Toco
Um dos tipos mais comuns de caminhão, o toco, também chamado de semipesado, é um modelo com dois eixos: um frontal, que fica na parte do motor e da cabine do piloto, e um na traseira, suportando a maior parte da carga. Você vê esse modelo sendo usado principalmente como caminhão baú em mudanças, no transporte de cargas secas, entre outras tarefas. Sua capacidade padrão é em torno de 6 toneladas.
VUC – Veículo Urbano de Carga
O Veículo Urbano de Carga, também conhecido como VUC, 3/4 (três por quatro), é um dos tipos de caminhões de menor porte em circulação hoje. Isso o torna mais prático para transportar cargas pequenas, de até 3 toneladas, por curtas distâncias de forma econômica e eficiente. Seu consumo de combustível e emissão de poluentes também são mais baixos em comparação com os demais modelos. Esse tipo de caminhão também é ideal para circular em áreas onde caminhões maiores não podem transitar por conta de altura ou comprimento.
Carreta
A carreta, também conhecida como semirreboque, é um componente dos caminhões de carga que fica acoplado a um cavalo mecânico. Não se trata de um tipo de caminhão em si, apenas da parte que leva a carga quando esta não é ligada diretamente à fonte de tração. É importante entender essa diferença para compreender com mais clareza como outros tipos de caminhões funcionam e conduzem suas cargas.
Cavalo mecânico simples
Para puxar uma carreta, é necessário utilizar um cavalo mecânico, um caminhão que não tem compartimento de carga de fábrica. Em vez disso, ele conta com um espaço para acoplamento do semirreboque. A principal vantagem desse modelo é que, como a parte de carga e a de tração são separadas, ambos podem ser trocados de forma independente.
O modelo simples apresenta um eixo singular na parte de trás, além de um compartimento menor para o motor e a cabine. É mais compacto e prioriza a eficiência do combustível.
Cavalo mecânico trucado
Já para casos em que a potência e a estabilidade são mais importantes, como no transporte por estradas extensas, você vai encontrar o cavalo mecânico trucado. Ele segue o mesmo princípio do modelo simples, mas dispõe de um eixo duplo na parte traseira e uma parte frontal mais longa. Isso melhora a distribuição de peso, sua tração e potência, permitindo o transporte de cargas mais longas e pesadas.
Bitrem
Conhecido também como “tremidão”, o bitrem é um conjunto de cavalo mecânico trucado com duas carretas. Tradicionalmente, eles são fabricados com 6 eixos duplos e 1 singular. Porém, modelos com um total de 9 eixos estão se tornando o padrão, maximizando a distribuição de peso em todas as rodas para reduzir seu desgaste. Os dois semirreboques são interligados por um engate tipo B, que também é chamado de “quinta roda”. Isso permite que o veículo se articule e faça curvas mais facilmente.
Tritrem
Como o nome já dá a entender, o Tritrem é um modelo que combina um cavalo mecânico trucado com três carretas. A carga total transportada é maior, assim como o peso e o desafio em guiar esse tipo de veículo.
Rodotrem
Bem similar ao modelo Bitrem, o Rodotrem também possui um modelo padrão de 9 eixos com um cavalo mecânico trucado. Sua principal diferença é que, em vez de um engate tipo B, as duas carretas são acopladas por meio de um Dolly, um veículo intermediário que serve como uma plataforma similar à do cavalo mecânico. A primeira carreta fica ligada ao caminhão, com o Dolly sendo puxado. A segunda carga então é colocada sobre o Dolly.
Agora você já conhece os principais tipos de caminhões e algumas de suas características. Se você é caminhoneiro ou administrador de transportes, é fundamental entender essas particularidades para se planejar adequadamente.
Tem mais alguma dúvida sobre esses tipos de caminhões e suas características? Deixe um comentário com a sua pergunta!