Conheça o Mercedes-Benz Classe G e sua história
Array
O Mercedes-Benz Classe G é um dos jipes mais clássicos do mercado automotivo e consegue transmitir confiança e elegância como poucos modelos. Muito usado como veículo militar na Europa e nos Estados Unidos nas últimas décadas, se consagrou pelo conceito de força e versatilidade para trabalhos pesados, em diferentes tipos de terrenos.
Refletindo a marca registrada da Mercedes, o Classe G se reinventou conforme as mudanças do mercado e conseguiu atender às expectativas do público até os dias atuais. Inclusive, é um dos modelos preferidos das celebridades americanas.
Quer saber mais? Vamos mostrar, neste artigo, detalhes da história e da evolução ao longo do tempo do Mercedes-Benz Classe G. Boa leitura!
Entenda como surgiu o Mercedes-Benz Classe G
Lançado em março de 1979, o Classe G recebeu esse nome como uma abreviatura de “Geländewagen”, que representa algo como "veículo de caminhos difíceis", em alemão. Diferentemente do conceito da marca, o veículo, no início, não apresentava a estrela de três pontas em todos os mercados. O que aparecia era o logotipo da empresa austríaca Steyr-Puch, que fez um acordo com a Mercedes na década de 1960.
Trata-se de um jipe clássico, que nasceu para ser compacto ao medir 3,95 metros de comprimento em sua versão de duas portas e 4,40 metros na de quatro portas. Um dos principais atrativos que o fez crescer no mercado foi o design diferenciado, com as linhas quadradas que formavam um conjunto interessante de faróis redondos, instalados estrategicamente nos paralamas.
O motorista conseguia ter um bom desempenho em visibilidade pelas colunas finas do Classe G e a capota de lona protegia bastante os ocupantes. Outro ponto que colocou o modelo no radar do mercado, foi a extensa lista de itens de série, que àquela época, já chamava atenção. Veja os principais, a seguir:
- ar-condicionado;
- direção assistida;
- bancos revestidos em couro;
- rádio com toca fitas.
Inclusive, a versão de entrada contava com um motor de quatro cilindros e 18,5 mkgf de torque considerado máximo, com 90 cv. Já a tração era feita na parte traseira ou nas rodas, e o carro apresentava uma espécie de bloqueio diferencial dianteiro e traseiro, oferecido aos clientes como serviço adicional no momento da compra. Demais, não?
Versão de trabalho pesado
Ainda nessa época, o Mercedes-Benz Classe G era encontrado nos modelos 280 GE e 240 GD. O primeiro com 156 cv e o segundo com 72 cv, movido a diesel. Ambos foram uma alternativa muito interessante para o trabalho pesado em fazendas ou em áreas de terrenos com grande complexidade. O carro da categoria, com investimento maior, era a 300 GD, com um excelente motor 3.0 de cinco cilindros e 88 cv!
Diversificação da família nos anos 80
Os anos 1980 representaram uma nova era para o Mercedes-Benz Classe G. Aqui, o veículo ganhou uma versão furgão que trazia a opção de ser comprada com entre-eixos curtos ou longos. Existiu, ainda, a fase da capota rígida removível e da carroceria tipo targa.
Durante esse período, o Classe G se tornou o papamóvel oficial por exemplo. A parte traseira do jipe foi retirada, para que o modelo pudesse transportar o pontífice em pé durante os seus cortejos religiosos. Além disso, nessa modificação, a parte traseira recebeu uma cabine transparente, para que os desfiles se tornassem ainda mais seguros.
Em 1992, o veículo alcançou a impressionante marca de 100 mil unidades produzidas e ganhou motorizações mais potentes que deixaram o mercado aquecido. A partir disso, até mesmo o piloto automático fazia parte da sua lista de equipamentos.
Superesportivos dos anos 90
Os anos 1990 foram tomados pelos jipes superesportivos. O G30, por exemplo, foi sucesso em 1994, com motor V6 3.199 cm3 e a entrega de 210 cv. Tudo isso com airbags, teto solar, vidros elétricos e freios ABS. Já em 2003, podemos citar como destaque o G55 AMG, equipado com motor 5.5 V8, 354 cv e 54 mkgf.
Diante de tamanho sucesso, a Mercedes lançou o primeiro veículo da marca 4x4 a já sair blindado de fábrica. O modelo G500 Guard atraiu bastante atenção em um mercado orgânico, como o brasileiro. Uma curiosidade interessante é que o Mercedes-Benz Classe G chegou aos Estados Unidos apenas em 2002 e caiu nas graças das celebridades do país.
Versões Brabus
São várias versões de Classe G oferecidas pela Brabus. Podemos destacar, como a mais potente delas, a Brabus 900 G 65, que traz 900 cv. O que mais impressiona, aqui, é que precisa apenas de 3.9 segundos para ir de 0 até 100 km/h. Sendo a velocidade máxima de 270 km/h. Isso mesmo que acaba de ler!!!!
Versões especiais
Com o modelo clássico de sucesso, a Mercedes lançou diversas versões especiais do Classe G nos últimos anos. Um dos destaques foi o jipe G63 6x6, que tem tração em seis rodas e um visual que mais parece cena de filme baseado no exército militar australiano. Diante do tanto que esse modelo gerou comentários, a marca lançou o G500 4×4², com um surpreendente motor 4.0 V8 biturbo de 427 cv e rodas aro 22.
Em uma produção limitada de apenas 99 unidades, o Mercedes-Maybach G650 usou a base do Classe G em uma versão alongada e trouxe um veículo com 5,35 metros de comprimento e com a distância entre eixos de 3,43 metros. Além disso, tem teto rígido na frente e uma capota de lona que cobre o banco de trás, o que possibilita sua remoção em apenas alguns segundos.
Ao longo dos anos, muitos países usaram o Classe G como automóvel militar oficialmente. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi adotada uma pintura temática que o fez perder todos os equipamentos luxuosos da versão para civis.
Saiba como é a venda no Brasil
Para quem almeja um modelo de Mercedes-Benz Classe G no Brasil, saiba que a jornada é um tanto diferenciada, já que as encomendas ficam concentradas à versão G3 AMG, que vem equipada com o motor 5.5 V8 de 585 cv e 850Nm de torque máximo.
Agora você já conhece a história e toda a potência do Mercedes-Benz Classe G. Por ser um veículo que se reinventa ao longo do tempo, ele segue como sinônimo de força e segurança para os mais variados cenários e atende às necessidades de motoristas muito além de terrenos complexos e off-road. Além disso, conta com muitos pontos por toda a referência de qualidade e beleza da marca no mercado.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e entre em contato agora mesmo com o Grupo AB e veja como conseguir o seu Classe G.