Conheça mais sobre a história do Fusca!
Array
Você sabe qual é o veículo único mais produzido da história, responsável pela venda de mais de 20 milhões de unidades? É isso mesmo, estamos falando do fusca! Tendo chegado ao mercado há mais de 80 anos, a história do fusca é cheia de curiosidades.
O carro da Volkswagen conseguiu conquistar o mundo e, em seus anos de glória, chegou a fazer sucesso em todas as classes sociais. Ele, até mesmo, ganhou nomes diferentes em outros países, sendo conhecido como Käfer na Alemanha, Beetle nos Estados Unidos e Carocha em Portugal.
Se você sempre quis saber sobre a história do fusca, este post é para você. Continue a leitura e confira os principais marcos deste automóvel que se tornou um clássico atemporal!
Como e onde surgiu o fusca?
A origem do fusca começa na Alemanha, em 1934. Na época, o país ainda era pouco motorizado e os veículos eram acessíveis apenas para a burguesia. Por isso, Adolf Hitler, que estava no poder na época, pediu ao projetista Ferdinand Porsche — o fundador da Porsche — para criar um carro barato e acessível para o povo alemão.
Poucos anos depois, em 1937, foi criada a Sociedade para a Produção do Automóvel Popular Alemão. Já em 1939, antes do início da Segunda Guerra Mundial, a Porsche desenvolveu cerca de 40 protótipos do fusca.
O veículo definitivo só surgiria em 1940, quando cerca de 700 unidades do fusca foram produzidas. O ditador alemão gostou tanto do carro que, nos anos seguintes, veículos militares passaram a ser produzidos com base no fusca.
Quando o carro chegou ao Brasil?
Graças à popularidade do fusca na Alemanha, ele foi levado a diversos outros países após o fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil, ele chegou em 1950, sendo montado pela Brasmotor, pois a Volkswagen ainda não estava presente no país. Apenas em 1959 ele passou a ser produzido em território nacional, tornando-se um fenômeno.
Quais os principais modelos do fusca já lançados?
Apesar de os fuscas que observamos nas ruas atualmente serem bem parecidos com os lançados em 1940, houve uma série de modelos do carro desenvolvidos ao longo das últimas décadas. Conheça alguns deles:
- Fusca Conversível: nos anos 1960, o carro ganhou uma versão conversível. Apesar de não ter feito tanto sucesso como o fusca tradicional, ele ajudou na revolução dos conversíveis;
- Fusca Baja: com modificações ao estilo rally, esse modelo chegou na década de 1970 e fez sucesso como carro de corrida;
- New Beetle: na década de 1990, o fusca ganhou um novo estilo, mais arredondado e com um visual retrô. Ele tinha como base a quarta geração do Golf, além de motor e tração dianteiros.
Quando o veículo deixou de ser produzido?
O fim da história do fusca começou em 1986, quando a Volkswagen encerrou as produções do carro no Brasil, dando espaço para o Gol, que era considerado mais moderno e espaçoso. Mas essa não foi a despedida do modelo.
Em 1993, o presidente Itamar Franco fez uma parceria com a Volkswagen para que a montadora voltasse a produzir o carro. Porém, ele não fez o sucesso esperado e saiu de linha de vez em 1996.
Por ser um carro acessível, barato e econômico, o fusca sempre foi um carro bastante popular em todo o mundo. Essas características também explicam o fato de a história do fusca ser tão longa e ele estar presente nas ruas até os dias atuais. Por isso, seu legado permanece e qualquer motorista pode comprar o carro, seja o modelo tradicional ou o moderno New Beetle.
O que achou de saber mais sobre a história do fusca? Você já teve esse veículo ou tem o desejo de adquiri-lo? Deixe seu comentário e conta pra gente!