Conheça mais o caminhão elétrico e-Delivery
Array
A Volkswagem Caminhões e Ônibus (VWCO) começou a produção do caminhão elétrico e-Delivery, um veículo testado e aprovado no território brasileiro. Dessa forma, a montadora, localizada em Resende (RJ), é a primeira do Brasil com montagem em larga escala sem emissão local.
Dessa forma, muitas revendedoras e clientes gostaram da novidade oferecida pela marca. Afinal, com isso, conseguem unir uma excelente tecnologia de transporte com um completo sistema de recarga e assistência técnica. Isso permite que a realização de transporte de mercadorias nas rodovias do país ocorra de forma eficiente.
Continue a leitura e conheça mais a respeito do caminhão elétrico VWCO!
Quais as suas características?
Uma das principais características do e-Delivery é sua segurança. Ele é equipado com o controle automático de tração. Os sensores eletrônicos inseridos no veículo gerenciam a trajetória executada e mostram qualquer potencial de redução na aderência dos pneus ao solo para acionar rapidamente os freios de roda e ajustar o torque do motor, até que se consiga recuperar o atrito e o controle do movimento.
O veículo, ainda, conta com o auxílio do sensor ABS no eixo auxiliar, com uma válvula de pressão para otimizar o processo de distribuição da frenagem. Essas ferramentas contribuem na segurança do condutor, algo muito importante para o seu bem-estar.
O conforto proporcionado pela cabine também apresenta relação com os sistemas inteligentes. O aquecedor e o ar-condicionado são funções independentes e com ótimo desempenho.
O veículo foi elaborado com muita atenção e cuidado, tanto que diversos silenciadores foram inseridos nas válvulas de freio para reduzir o ruído provocado. É válido ressaltar que o maior diferencial do e-Delivery é o seu sistema de direção, com muita segurança proporcionada por uma bomba hidráulica dupla. Esse garante uma condução normal, mesmo em caso de falhas em um dos equipamentos.
O e-Delivery tem um sistema capaz de emitir som para alertar pessoas próximas ao veículo, podendo ser desligado em locais onde existam restrições de ruído, por exemplo, ambientes hospitalares.
Saiba que o novo caminhão elétrico da VWCO suporta uma recarga em corrente contínua de 150 kW de potência, muito acima de outras opções disponíveis, o que diminui o tempo do automóvel parado nas estações de carregamento e eleva o período de uso do motorista.
Para ocasionar uma boa experiência para o cliente, a fabricante e seus parceiros prestam uma consultoria a respeito da eletrificação e da infraestrutura do veículo. Isso evita maiores contratempos durante o uso por parte do motorista.
Qual a sua performance?
De acordo com a fabricante, o caminhão apresenta diversos sistemas inteligentes. Eles trocam informações entre si de forma muito rápida e satisfatória. A ação desses componentes inicia quando o condutor liga o veículo e o comando chega à central de controle. Este é capaz de interpretar a mensagem de que é necessário ativar a bateria de elevada tensão para o veículo começar a circular.
As informações são compartilhadas com o sistema de gerenciamento da bateria, que é capaz de gerenciar toda a operação. Em seguida, a energia segue para a central de distribuição, que a compartilha com todos os itens de elevada tensão, por exemplo, o inversor de tração do motor elétrico, que é responsável pelo torque e pela potência.
Quando o motor começa a funcionar, a força dele no e-Delivery vai diretamente para o cardã, que tem a função de distribuir para o eixo trativo do caminhão, sem a utilização da transmissão, o que deixa o processo mais eficiente.
Em seguida, as rodas do caminhão começam a girar e o motor elétrico inicia sua operação. Saiba que todas essas etapas ocorrem de maneira imediata, com máxima eficiência e sem afetar o meio ambiente.
Como é o seu motor?
O e-Delivery apresenta um motor de tração e seu torque máximo já em reduzidas rotações. O veículo é capaz de oferecer até 300 kW de potência e não precisa da utilização da transmissão por causa do seu alto torque, transmitido de forma rápida ao eixo trativo.
Quais os modelos existentes?
A montadora elaborou o e-Delivery 11 toneladas 4x2 equipado com um motor capaz de entregar uma potência de 300kW com um torque máximo de 2.150 Nm com rotação zero e uma suspensão pneumática. É um modelo capaz de atender às diversas necessidades de um condutor, apresentando seus módulos de bateria. O seu peso total gira em torno de 10.000 kg e sua capacidade pode ultrapassar 6.000 kg.
Existe, também, o e-Delivery 14 toneladas 6x2. A calibração deste modelo foi feita de maneira bem cuidada, para que consiga suportar uma operação mais severa. Seu motor também é capaz de entregar 300 kW e torque 2.150Nm desde os primeiros movimentos de rotação. A sua suspensão garante que as operações ocorram de forma econômica. O seu peso ultrapassa os 14.000 kg e sua capacidade gira em torno de 9.000 kg.
Quais os principais diferencias?
É válido destacar que 40% da frenagem podem ser utilizadas para recarregar a bateria do veículo, elevando a autonomia do caminhão. Além do mais, essa função aumenta a segurança, já que ela atua como um freio motor.
Existem três estágios de aproveitamento, podendo ser selecionados pelo motorista. Essa escolha vai depender do peso do veículo durante o percurso. Tal função tem a finalidade de garantir mais conforto para o condutor.
E e-Delivery é capaz de reaproveitar parcela da energia das freadas, isso eleva sua autonomia em área urbanas. O motor do caminhão é localizado na parte traseira, para que consiga diminuir a distância com o diferencial. Desse modo, reduz a perda de energia do veículo. Um importante diferencial do caminhão elétrico VWCO é a não emissão de gases poluentes e reduzido ruído.
Portanto, o caminhão elétrico VWCO chega ao mercado para proporcionar mais conforto e inovação na área de transporte. Assim, com ele, é possível os motoristas realizarem um trabalho otimizado e seguro. Muitas empresas já vêm adquirindo esse veículo em sua frota, a fim de obter bons resultados e melhorar a produtividade, além de poder contribuir com o meio ambiente.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro!