Conheça as tendências dos carros do futuro!
Array
Desde que os automóveis foram inventados, no final do século XIX, a curiosidade sobre como seriam os carros do futuro é algo comum. Passados quase 150 anos, essa questão permanece e, todos os anos, os amantes do universo de quatro rodas aguardam ansiosamente o lançamento de novas tecnologias e funcionalidades.
Entre as características cada vez mais presentes na indústria automotiva estão a sustentabilidade, a segurança, a economia e o conforto. Mas não apenas isso: nos últimos anos, elementos como a eletrificação e a automação ganharam espaço no mercado e prometem revolucionar a forma como encaramos os veículos em nosso dia a dia.
Ao longo deste artigo, você vai conhecer as tendências dos carros do futuro e ficar por dentro de outros assuntos relacionados a esse tema. Continue a leitura para conferir!
Quais as principais tendências para os carros do futuro?
Inovação e tecnologia não faltam quando o assunto é os carros do futuro. A seguir, listamos as principais tendências que devem movimentar o setor automotivo nos próximos anos.
Eletrificação
Mais que uma tendência, a eletrificação é uma realidade que já está presente na rotina de diversos países pelo mundo e veio para ficar, embora sua completa validação ainda esteja (muito) distante, mas em constante discussão. O conceito diz respeito ao investimento em modelos elétricos, que são mais sustentáveis e silenciosos, apresentam alto desempenho e têm uma ótima eficiência energética.
Para se ter uma ideia de como a eletrificação já domina o globo, basta observar os países europeus — por lá, foi aprovada uma lei em 2022 que proíbe a venda de carros zero-quilômetro movidos a gasolina ou diesel a partir de 2035.
O investimento em eletrificação é considerado uma verdadeira necessidade, uma vez que isso vai reduzir a emissão de gases poluentes e evitar o aprofundamento das questões climáticas. Apesar do alto preço dos modelos e a falta de postos de carregamento ainda serem grandes obstáculos, as vantagens dos elétricos prometem fazer com que eles marquem cada vez mais presença nas ruas nos próximos anos. Não à toa, a alternativa mais viável no cenário de aplicabilidade na maioria das montadoras atualmente sejam os MHEV's, motores à combustão com sistema de 48 Volts.
Automação
Nos filmes de ficção-científica passados no futuro, os carros autônomos são bastante comuns. Eles consistem em modelos com alta tecnologia embarcada que não requerem qualquer intervenção humana na direção — ou seja, são veículos que se movem sem a necessidade de comandos do motorista.
Enquanto a eletrificação já está presente na rotina do trânsito pelo mundo, a automação ainda dá passos lentos e precisa de muito para se firmar. Hoje, essa tecnologia não é comercializada, mas vem sendo testada em táxis e veículos de aplicativo em algumas cidades pelo mundo.
Muitas montadoras e empresas de tecnologia (como Google e Uber) têm investido nesse segmento. No entanto, há diversas tecnologias e melhorias de segurança a serem implantadas antes que a automação se popularize na prática. Vale dizer que há sistemas de condução semiautônomas já disponíveis em alguns modelos, mas com intervenções, ainda necessárias dos motoristas.
Inteligência Artificial
No início de 2023, a discussão sobre o Chat GPT — ferramenta artificial que gera textos depois de receber comandos simples — gerou um grande debate sobre o uso da Inteligência Artificial (IA). Mas e quanto ao uso dessa tecnologia no mercado automotivo?
Esse é um tema que vem sendo abordado há décadas, uma vez que a IA promete ser usada nos automóveis para que eles possam se comunicar entre si e torná-los mais eficientes e seguros. A expectativa é que, com a Inteligência Artificial, a velocidade no tráfego seja elevada e o número de acidentes seja reduzido.
Internet das Coisas
Muito associada às residências, a Internet das Coisas (IoT) é outra tendência dos carros do futuro que pode ganhar as ruas nos próximos anos. O conceito diz respeito à implantação de uma tecnologia nos veículos para integrar outros equipamentos, que vai além dos smartphones como vemos hoje.
As montadoras já vêm desenvolvendo pesquisas e novas soluções para que, no futuro, os veículos possam se comunicar com absolutamente tudo ao seu redor. Isso envolve desde receber alertas sobre trechos irregulares na pista até acionar o socorro automaticamente em caso de acidente, por exemplo.
Carro voador
É impossível falar em carros do futuro sem citar os carros voadores. Esse é um sonho bastante antigo da humanidade, estando presente em diversos produtos da cultura contemporânea, como o desenho animado Os Jetsons, o filme De Volta para o Futuro e os livros do escritor francês Julio Verne.
Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, ver automóveis voando pelo céu das grandes cidades está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade. A Hyundai, por exemplo, está desenvolvendo o S-A1 para a Uber, um táxi aéreo voador.
Mas se a popularização de veículos elétricos já representa um grande desafio, a de modelos voadores enfrenta dificuldades ainda maiores. O setor precisa de muito investimento em pesquisa e tecnologia até que os carros voadores se tornem uma realidade em nosso dia a dia.
O que são combustíveis sintéticos e como eles podem tornar o transporte mais limpo no futuro?
Além das tendências dos carros do futuro que abordamos no último artigo, outra inovação que deve fazer sucesso nos próximos anos são os combustíveis sintéticos. Também chamados de e-fuels, eles são produzidos sem base de petróleo, a partir da combinação de gás de hidrogênio e dióxido de carbono.
Esse tipo de combustível tem características parecidas com as da gasolina, mas é muito mais puro, emite menos poluentes e permite uma combustão mais limpa e eficaz. A diferença desse modelo para os carros elétricos é que ele tem uma célula de combustível que produz energia, não sendo alimentado por uma bateria.
Investir em combustíveis sintéticos junto aos modelos elétricos pode ser uma ótima maneira de ampliar o leque do setor automotivo no futuro, principalmente por serem mais simples e rápidos de carregar do que os elétricos. Assim, reduzir a emissão de gases e evitar danos ao meio ambiente poderão ser hábitos adotados por toda a população.
As tendências dos carros do futuro que apresentamos neste artigo são alguns exemplos do que ainda está por vir no mercado automotivo. Com o avanço da tecnologia nos próximos anos e a invenção de novas soluções, a expectativa é que os veículos se tornem cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e inteligentes.
E aí, gostou de conhecer essas tendências do universo de quatro rodas? Deixe seu comentário e conta pra gente qual é a sua tecnologia preferida!