As estradas mais bonitas do Brasil: rotas imperdíveis
Descubra as 5 estradas mais bonitas do Brasil e planeje sua road trip com dicas de roteiro, melhores motos e experiências imperdíveis!

Quem curte viajar dirigindo costuma fazer uma pesquisa, por menor que seja, antes de pegar a direção, e é bem fácil descobrir quais são consideradas as estradas mais bonitas do Brasil.
São caminhos para desfrutar o visual, se desligar das questões rotineiras e curtir a sensação de estar guiando. O meio de transporte pode variar, mas é bastante comum ver grupos de motociclistas passarem em grupo pelas estradas mais bonitas do Brasil fazendo paradas para conhecer melhor cada cantinho do percurso.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esses caminhos? Aqui você vai saber quais são as cinco estradas mais bonitas do Brasil para viajar sozinho ou acompanhado, ver as dicas de como planejar uma road trip, e saber quais são os destaques de cada um desses percursos. Vamos lá!
Por que as estradas mais bonitas do Brasil merecem sua atenção?
Costumam dizer que a jornada é tão ou mais importante que o destino, sendo assim, é preciso prestar atenção nos encantos que cada estrada reserva, muitas vezes escondidos, e que só podem ser descobertos quando o caminho é percorrido de forma mais relaxada.
Conhecer melhor nosso país pode ser extremamente prazeroso, e só é possível desfrutar de determinados lugares quando o caminho é feito de moto, sentindo o vento no rosto e com a possibilidade de fazer paradas inesperadas e surpreendentes.
Ter a possibilidade de descobrir recantos escondidos nas estradas mais bonitas do Brasil, sejam montanhas lindas ou praias paradisíacas, é uma experiência incrível, e a recompensa para quem se aventura é encontrar pequenos presentes que a natureza tem a nos oferecer.
As 5 estradas mais bonitas do Brasil
Agora você vai saber quais são consideradas as cinco estradas mais bonitas do Brasil, algumas das suas atrações e suas principais características:
Estrada Real (MG, RJ, SP)
Uma das estradas mais bonitas e famosas do país é a Estrada Real, que corta os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ela se divide em quatro trechos: o Velho, Novo, Diamantes e Sabarabuçu, e é a mais extensa rota de turismo do Brasil, com 1630 km.
O trajeto passa por cidades históricas da época do Brasil colônia, como Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rey, Paraty, Petrópolis e Cunha. Nessas rotas é possível passar por montanhas verdejantes, conhecer igrejas barrocas, mergulhar em cachoeiras de águas cristalinas e provar o que há de melhor na culinária da região Sudeste.
Serra do Rio do Rastro (SC)
Santa Catarina é um dos estados com maior beleza natural do Brasil, e o percurso íngreme da SC 438 que liga a Serra Catarinense ao litoral é conhecido como Serra do Rio Castro. Com seus 25 km de extensão, a estrada fica entre os municípios de Lauro Muller e Bom Jardim da Serra.
A Serra do Rio Castro é cortada pela vegetação da Mata Atlântica, e lá é possível aproveitar os 1467 metros de altitude do mirante de Bom Jardim da Serra, cuja vista é digna de apreciação. Há também cachoeiras de águas frias e a hospitalidade dos moradores dos vilarejos localizados nas encostas da estrada que vendem produtos artesanais.
As trilhas são uma ótima opção para os amantes da natureza, e vale ressaltar que os veículos longos são proibidos nesse trecho, então aproveite e leve sua motocicleta para passear na região, que mais parece um cenário de tão bonita.
Rota Romântica (RS)
Se você está se perguntando a razão desse trecho de aproximadamente 70 km que se localiza entre Dois Irmão, no Vale dos Sinos e Gramado, na Serra Gaúcha ter ganho esse nome, a resposta é fácil, é uma homenagem a um trecho de mesmo nome localizado na Alemanha.
Por falar na Alemanha, é possível conhecer mais a fundo a cultura germânica, tão presente na arquitetura, culinária, e festejos da região. A Rota Romântica passa pela BR-116 e pela RS-235, e corta Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canela, Nova Petrópolis, Gramado e São Francisco de Paula, que oferecem paisagens exuberantes, hospedagens aconchegantes e a simpatia do povo gaúcho.
Transpantaneira (MT)
Mais um belíssimo trecho de estrada que passa pela MT-060 e se estende do Mato Grosso até o Mato Grosso do Sul e corta o Pantanal é a Transpantaneira. São mais de 100 pontes de madeira e uma biodiversidade que só é vista nesta região.
Essa imersão na maior planície alagada do mundo proporcionará momentos inesquecíveis da fauna, com jacarés, macacos, capivaras, antas, araras e tucanos, e da flora, com a vegetação típica do Centro-Oeste, com suas matas ciliares e áreas abertas.
Uma das atividades mais praticadas nesta região é a pesca esportiva, atraindo muitos fãs de esporte e contribuindo com o turismo ecológico. As trilhas são muitas, e no entorno da Transpantaneira é possível fazer passeios de barco e mergulhos inesquecíveis, aprendendo a importância da conservação desse bioma.
AL-101
Para quem gosta de viajar dirigindo por cenários paradisíacos, a rota que liga Maceió a Maragogi na Al-101 que corta o litoral de Alagoas é uma estrada perfeita. Considerado um dos mais belos trechos do país, os coqueiros, o mar de águas cristalinas e as falésias são uma super recompensa para os viajantes.
A rota é cercada por praias, então em cada parada é possível relaxar nas areias finas, praticar mergulho e desfrutar das belezas desse paraíso tropical. No decorrer do caminho é possível cruzar com artesãos locais e suas lindas peças, degustar a gastronomia típica do Nordeste e a boa recepção do povo alagoano, nas 8 praias em cerca de 22 km de extensão.
Como planejar uma viagem pelas estradas mais bonitas?
Para pegar o caminho com segurança, nas melhores épocas e levando tudo que é necessário é preciso planejar antes a sua viagem. Você sabe o que considerar antes de botar o pé na estrada?
Melhor época para viajar pelas estradas do Brasil
Os mais experientes em viagens de moto dizem que a melhor época para viajar no Brasil são abril a junho e setembro a novembro, quando as temperaturas são mais amenas, chove menos, tem menos gente turistando, além de ser baixa temporada e os preços serem mais atraentes
Equipamentos e preparação para o percurso
Para um viagem confortável e segura é preciso utilizar uma série de equipamentos, como um capacete confortável e que proteja completamente a cabeça, óculos, coletes refletivos, jaqueta que deixe seus movimentos livres e proteja em caso de quedas.
Vale também investir em uma calça com joelheira reforçada, luvas específicas para pilotar, uma bota ou calçado com solado grosso e que seja impermeável, e camisetas que ajudem a transpiração, como as do tipo dry fit ou de algodão.
Utilize baús para equilibrar o peso da moto e junto de mochilas armazenar seus pertences e considere as condições climáticas ao escolher as roupas e calçados, e evite o excesso para não ter dificuldade de transportar seus objetos pessoais.
Antes de sair com sua moto procure verificar o óleo e se necessário trocá-lo, cheque o sistema de iluminação, verifique os freios e a transmissão final, lubrifique a corrente e troque os pneus antes de viajar se necessário.
O que fazer nas paradas ao longo dessas estradas
Decidiu pegar a estrada? Agora é dar uma pesquisada no roteiro escolhido e aproveitar ao máximo tudo no percurso.
Dicas de turismo nas regiões ao redor
Se você é do tipo que gosta de conhecer um pouco mais da região que vai visitar antes de chegar, vale dar uma procurada nas indicações de outros viajantes, para poder ir aos melhores locais e não perder nada.
Como otimizar a experiência de viagem
Para quem prefere se programar com antecedência, vale fazer reservas em hoteis e pousadas antecipadamente para não correr o risco de dar com a cara na porta e ter que dormir ao relento.
Trace a rota e garanta as melhores hospedagens passeios e se programe para visitar cada ponto importante das cidades por onde vai passar, e para isso organizar um roteiro previamente é de grande ajuda.
Quais são as melhores motos para viajar?
Se você está planejando pegar a estrada de moto, o ideal é se aventurar num modelo big trail, que proporciona segurança e conforto, como as que mostramos abaixo:
Triumph Tiger 900
Recentemente atualizada, a Tiger 900 apresentou um estilo crossover que é específico para off-road. Com 13 cv a mais que a sua última versão, ela garante ainda uma notável melhoria no motor e na questão econômica, que agora é capaz de fazer 21 km/l. A nova Tiger 900 também oferece tecnologia de ponta que auxilia na condução, partidas e frenagens.
Harley-Davidson Glide Limited
A tradicional e renomada Harley-Davidson conta com um modelo, a Glide Limited, que é perfeita para conhecer as estradas brasileiras, já que conta com um motor Milwaukee-Eight 114, e ainda possui um pacote de segurança e pilotagem defensiva, o Reflex RDRS.
Ela tem a capacidade de armazenamento de combustível de 22,7 litros, e um ronco clássico e gostoso. Seu peso é de 423 kg, e sua configuração eletrônica atua na aceleração, desaceleração e também nas curvas e nas arrancadas em rampas
Triumph Tiger 1200
Mais uma Triumph, a Tiger 1200, que é uma motocicleta perfeita para aventuras e possui um design britânico inconfundível. Ela conta com um motor de 3 cilindros, com linha 1160 cc e refrigeração líquida. O seu quadro é tubular de aço e a suspensão é semiativa, além de freios ABS.