Combustível adulterado: saiba quais são os problemas que ele pode gerar
Array
Um automóvel é uma obra de engenharia complexa, em que cada mecanismo é projetado para funcionar dentro de determinadas especificações e condições. Dessa forma, um dos principais cuidados do proprietário está na hora de abastecer o veículo, pois um combustível adulterado ou de má qualidade pode resultar em diversos prejuízos.
Com o intuito de maximizar os lucros, não são raros os postos de combustíveis que adotam a venda de produtos fora das normas estabelecidas, o que é tipificado em lei como um crime contra a ordem econômica. A primeira precaução deve ser
evitar postos com preços abaixo da média ou que não indicam o nome do distribuidor.
Os danos causados por vezes se manifestam logo após o abastecimento, e os prejuízos são ainda maiores quando o uso é prolongado. Continue a leitura e veja quais são os principais problemas que podem ocorrer quando o carro é abastecido com combustível adulterado!
Problemas causados pelo combustível adulterado
Perda da potência
A queima de um combustível fora do padrão recomendável é mais dificultosa para o motor, o que ocasiona falhas e perda na performance.
A queda na potência e os "engasgos" podem sinalizar que o combustível utilizado foi adulterado. Tal sinal também pode representar uma vela queimada, sendo que o uso de combustível de má qualidade sobrecarrega e reduz a vida útil de tal peça.
Luz da injeção eletrônica acesa
Quando se acende no painel uma luz semelhante a um motor, a causa deve ser imediatamente investigada. Ela sinaliza que há alguma anomalia no sistema de injeção eletrônica, a exemplo do uso de combustível adulterado.
Embora também possa representar outros problemas no sistema, quando acesa após o abastecimento, é um forte indício de que o combustível está fora das normas estabelecidas para proporcionar o funcionamento regular.
Aumento no consumo
A pouca economia feita na hora de abastecer é desfeita pelo rendimento abaixo da média. Isso sem considerar outros prejuízos comumente causados.
Se o carro foi abastecido em um posto diferente e, mesmo com o veículo sendo utilizado da forma habitual, o tanque esvaziou mais rápido, considere a possibilidade de o combustível ter sido adulterado.
Contaminação do óleo
A mistura de combustível com o óleo do motor pode ser considerado um dos problemas mais graves ocasionados pelo uso
de combustível adulterado, pois reduz a viscosidade e deixa de lubrificar as peças, o que pode levar à fundição do motor, conforme explica Denis Marum, engenheiro mecânico e dono de oficina.
Além das trocas regulares, não hesite de realizá-la quando houver o diagnóstico de contaminação por combustível.
Cuidados após abastecer com combustível adulterado
Ao descobrir que seu carro foi abastecido com combustível adulterado, o ideal é levá-lo para a automecânica para verificar se algum componente foi comprometido e eliminar o restante que eventualmente ainda esteja no tanque.
Deve ser dada atenção especial à bomba, ao filtro de combustível, às mangueiras e aos bicos injetores. Além das velas, tais peças são as que mais sofrem com as impurezas presentes nos combustíveis adulterados.
O combustível de má qualidade também pode causar a obstrução dos bicos injetores, o que afeta o rendimento e funcionamento do motor.
Por isso, tome cuidado na hora de abastecer. Confira se o posto é de confiança e observe o funcionamento do seu veículo. Com as nossas dicas, ficará mais fácil identificar se o seu carro foi abastecido com combustível adulterado.
Agora que você conhece os principais problemas causados pelo combustível adulterado, aproveite para saber quando efetuar a limpeza dos bicos injetores do seu veículo!