Carta contemplada: como funciona nos consórcios de veículos?
Array
Quando o assunto é a aquisição de um novo veículo, não faltam alternativas de crédito no mercado para facilitar a compra e garantir condições diferenciais e vantajosas, seja qual for o seu tipo de perfil.
Sabia que o consórcio é uma ótima maneira de realizar o sonho de ter o carro próprio? Mas, se você optar por essa alternativa de negócio, primeiro vai precisar ter a sua carta contemplada antes de, finalmente, ter um automóvel novinho em mãos.
Se ainda não sabe o que é carta de crédito e tem dúvidas sobre consórcio, pode ficar tranquilo — continue a leitura deste post e saiba como isso funciona!
O que é o consórcio?
Não dá para falar de carta de crédito sem explicar o que é consórcio, não é mesmo? Então vamos lá! Basicamente, consórcio é um modelo de aquisição em que pessoas físicas ou jurídicas se unem em um grupo com o objetivo de adquirir um determinado bem, que pode ser tanto um veículo quanto um imóvel, por exemplo.
Os participantes, então, pagam uma contribuição mensal e formam um fundo comum, que é utilizado para contemplar os consorciados por meio de sorteios e ofertas de lances. Ao ser contemplada, a pessoa tem acesso à sua carta de crédito e, finalmente, pode adquirir o bem que escolheu.
Quais são as vantagens do consórcio?
Quando bem planejado, o consórcio oferece diversas vantagens — não à toa é considerada uma das formas mais estratégicas para adquirir um automóvel e manter a vida financeira organizada.
Um de seus principais atrativos é a isenção de pagamento de juros cobrados em outras modalidades de compras de bens, ou seja, é possível parcelar 100% do valor totalmente sem juros. No consórcio, existe apenas a taxa de administração, cujo valor é bem mais acessível se compararmos a outras formas de compra parcelada.
O que é a carta de crédito?
Ao ser contemplado em um consórcio, você não vai receber o dinheiro em sua conta e nem receber o bem desejado na porta de casa. Na verdade, você vai receber a chamada carta de crédito, como abordamos nos últimos tópicos.
Essa carta nada mais é do que um documento com o valor que corresponde ao escolhido no momento em que você contratou o consórcio e que poderá ser usada para a compra do bem, funcionando como um vale-compras.
Imagine que você participa de um consórcio de veículos no valor de R$ 60 mil, por exemplo. Ao ser contemplado, a carta de crédito vai permitir a compra de um automóvel de seu interesse com esse valor. Também é possível optar por não comprar nada, recebendo o valor em dinheiro de acordo com as regras estabelecidas em contrato.
Por outro lado, imagine que o consórcio tenha duração de 100 meses, e você foi contemplado após o pagamento da 50ª parcela. Nesse caso, mesmo já tendo recebido sua carta de crédito, você terá que continuar a efetuar os pagamentos até completar todas as 100 parcelas.
Como funciona a contemplação da carta de crédito?
Como já abordamos, o acesso à carta de crédito se dá após o participante do consórcio ser contemplado. E como funciona essa contemplação? A pessoa pode ser contemplada a qualquer momento durante o prazo total do grupo, e pode ocorrer de duas maneiras. São elas:
- sorteio: a definição dos números sorteados geralmente é feita a partir dos resultados da Loteria Federal ou por meio de sorteios em assembleias online. Aqui, todos os consorciados concorrem em condições iguais;
- lance: funcionando como um leilão, o modelo de lance pode ser feito pela internet ou presencialmente. É um valor ofertado pelo consorciado que vai corresponder à antecipação de todas as parcelas do consórcio, ou seja, a pessoa deverá fazer o pagamento integral das parcelas e receber sua carta de crédito antes do esperado, sem precisar contar com a sorte.
O que é a carta de crédito contemplada?
Essa carta nada mais é do que uma cota de crédito que já foi contemplada em um grupo de consórcio. Isso quer dizer que, com a carta contemplada em mãos, a pessoa não vai precisar esperar até o final do prazo ou ser sorteado para poder utilizar o crédito na compra do bem de seu interesse.
Essa cota pode até mesmo ser transferida para outra pessoa, desde que isso esteja previsto no contrato do consórcio e a administradora esteja de acordo. Assim, outro indivíduo poderá adquirir a carta contemplada e utilizá-la para fazer uma aquisição.
Quais são os principais cuidados ao adquirir a carta contemplada?
Se você não faz parte de um consórcio e deseja comprar um bem de forma imediata, adquirir uma carta contemplada pode ser uma boa estratégia para isso. Mas é preciso ficar atento para que todo o processo seja feito sem imprevistos. Abaixo, separamos os principais cuidados:
- verifique a origem da carta de crédito, pois é impossível ter certeza se o vendedor é confiável logo de cara. Para isso, veja com a administradora se a carta de crédito realmente existe e se ela foi mesmo contemplada;
- consulte se a administradora é autorizada a emitir cartas de crédito pelo Banco Central, afinal, o próprio vendedor pode ter caído em um golpe sem saber;
- fique atento ao contrato e às cláusulas do consórcio, observando as taxas administrativas e as parcelas restantes;
- tenha a certeza de que a carta de crédito tem o mesmo valor do bem que você pretende comprar. Pode parecer um detalhe óbvio, mas muitas pessoas acabam se esquecendo disso;
- conheça as regras de utilização da carta para não ser pego desprevenido, pois muitas administradoras contam com condições próprias.
Agora que você já sabe as principais informações sobre consórcio e carta de crédito, deu para perceber que não é difícil ter uma carta contemplada em mãos e, finalmente, conseguir o carro dos sonhos, não é mesmo? Só não se esqueça de verificar se o valor de cada parcela do consórcio cabe em seu orçamento, para que tenha tranquilidade durante todo o procedimento e possa quitar as prestações sem preocupação.
Se você gostou deste post e quer comprar um novo veículo, entre em contato com o Grupo AB e saiba como podemos ajudar você nessa escolha!