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Golf GTE: conheça o esportivo híbrido da Volkswagen

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Golf GTE: conheça o esportivo híbrido da Volkswagen


A história da Volkswagen é marcada por veículos bastante emblemáticos, como o Fusca e a Kombi, por exemplo. Apesar de terem saído de linha, ambos continuam na memória dos motoristas mais saudosistas.


Em 1999, na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, a fabricante alemã deu início no Brasil à produção de outro modelo popular: o Golf. No entanto, o automóvel já era vendido em países europeus desde 1974.

Em seus quase 50 anos de história, o Golf passou por muitas modificações e, no começo do novo século, chegou a ser considerado um dos carros mais modernos fabricados por aqui. Ele está em sua oitava geração e ganhou inclusive uma versão esportiva híbrida, o Golf GTE.

Trata-se do primeiro modelo elétrico da Volkswagen, o primeiro de seis outros veículos eletrificados prometidos pela marca até 2023. Quer saber mais sobre esse automóvel e suas inovações? Continue a leitura!

Motorização

O grande diferencial do Golf GTE é a motorização híbrida. Além de ser equipado com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm — somente à gasolina —, o carro usa propulsor elétrico de 102 cv (75 kW) e 33,6 kgfm. Assim, a potência combinada é de 204 cv (150 kW), enquanto o torque máximo chega a 25,7 kgfm.

O modelo também conta com câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem, o que aumentou consideravelmente seu desempenho.

Preço

O principal ponto negativo do modelo está no preço: ele custa R$ 199.990,00. O valor fica bem acima do GTI, que custa R$ 151.530,00.

Desempenho

O Golf GTE consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 222 km/h. Isso quer dizer que é somente seis décimos de segundo mais lento que o primo GTI. Já usando apenas a carga das baterias, ele roda por 50 quilômetros em uma velocidade de até 130 km/h.

O bom desempenho do veículo é garantido principalmente por sua tração elétrica, que entrega torque instantâneo. A suspensão firme e a transmissão competente também contribuem para uma ótima dirigibilidade.

Modos de condução

O veículo conta com cinco modos diferentes de condução:

  • e-mode utiliza apenas a eletricidade das baterias;
  • Hybrid Auto trabalha com os dois motores em conjunto, alternando-os segundo a situação;
  • Battery Hold ao dirigir, o estado de carga da bateria é mantida;
  • Battery Charge o motor à combustão é usado para fazer a recarga durante os deslocamentos;
  • GTE modo mais radical, permite respostas de prontidão ao menor toque no acelerador, alterando diferentes parâmetros (motor, câmbio, transmissão, direção, freio elétrico e até emulador de som).

Recarga

Você não vai precisar se preocupar na hora de recarregar o Golf GTE, pois isso pode ser feito facilmente na rede doméstica ou em estações. Além do mais, existe a possibilidade de recorrer à recarga padrão ou ao carregamento com carga programada.

Utilizando uma tomada comum e um adaptador, a recarga leva cerca de três horas e 45 minutos. Mas se você optar por reduzir o tempo, basta empregar um wallbox de 2,7 kW: como ele usa um conector Tipo 2 sem o plugue, a recarga é rápida e com corrente alternada, ocorrendo em apenas duas horas e 15 minutos.

Consumo

O consumo do Golf GTE é bastante baixo, de apenas 66 km/l se você usar a eletricidade na maior parte do tempo e pisar no acelerador levemente.

Interior

O charme do automóvel fica assegurado graças aos bancos esportivos com o tradicional tecido xadrez do GTI, que aqui tem como tom predominante o azul, cor usada pela marca para identificar seus modelos eletrificados. Não à toa, a tonalidade também marca presença nas luzes de ambiente.

Já o painel de instrumentos digital Active Info Display é comum ao GTI e conta com todas as informações relativas ao funcionamento do sistema híbrido em uma tela de alta resolução. Rádio e navegação também são disponibilizados.

Faróis

O carro tem faróis em LED, bem mais eficientes e com espectro maior de alcance em relação às tradicionais lâmpadas amarelas. Além disso, graças ao sistema Front Light Assist, ativado acima dos 60 km/h, acontece um ajuste automático entre o farol alto e o baixo. Assim, a iluminação não incomoda outros condutores no trânsito.

Também há uma luz de condução diurna no para-choque dianteiro, reforçando o design moderno do modelo e ainda incentivando a visibilidade.

Itens de segurança

O trajeto dos motoristas se dá com muito mais segurança devido a diversos acessórios, como os sete airbags, sendo dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho exclusivamente para o condutor.

Já o recurso ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) evita a perda de estabilidade direcional em caso de mudanças repentinas de direção ou ao entrar em curvas. O volante saiu de trajetória? O carro percebe a situação, desacelera o motor e aciona os freios individualmente, fazendo com que ele volte à sua trajetória.

Há ainda o detector de fadiga, que determina se a concentração do motorista está dispersa ao analisar seu comportamento na direção. Caso detectada fadiga, o veículo emite um aviso visual e sonoro para mostrar que é hora de fazer uma pausa.

Outros equipamentos

O que não falta são acessórios e recursos ao veículo. Entre os itens de serie que mais chamam a atenção, figuram as rodas de liga leve de 16 polegadas e design exclusivo, controle de estabilidade e tração e freio de mão de acionamento elétrico.

Além disso, o Golf GTE carrega controle de cruzeiro adaptativo, central multimídia Discover Media Pro com tela de 9,2 polegadas e a tecnologia Climatronic Dual Zone, que possibilita a programação de duas zonas de temperatura diferentes — uma para o motorista e outra para os passageiros.

Como você percebeu, o Golf GTE se destaca por ser bastante ágil, apresentar um ótimo desempenho e ser gostoso de dirigir. No entanto, pode trazer receio por seu preço alto. Mas como esse é o primeiro carro elétrico da Volkswagen, outros modelos mais acessíveis devem começar a receber produção em breve.

De toda forma, visitar uma concessionária é imprescindível para conhecer o Golf GTE de perto e experimentá-lo num test-drive. Quer saber mais sobre o assunto? Descubra como fazer um bom negócio ao comprar carro na concessionária!



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