Bateria do carro elétrico
Array
Quando o assunto é o mercado automobilístico, alguns pontos trazem dúvidas para muitas pessoas, como é o caso da bateria do carro elétrico. Nesse sentido, é válido ressaltar que esse utensílio dos automóveis tem a função de oferecer a corrente necessária para todo o sistema, ele é acumulador de energia e ajuda na melhor performance dessa máquina. Logo, essa peça é crucial e precisa ser debatida. Afinal, várias tendências têm sido mostradas, bem como a sua duração e eficiência.
Nesse sentido, as baterias de carros elétricos vem se mostrando uma boa opção para muitos indivíduos, visto que esse carro não emite gases poluentes. Porém, a bateria do carro elétrico é um dos componentes mais caros dele. Dessa forma, é preciso estudar o caso para saber se vale a pena esse investimento.
Está gostando do conteúdo? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades!
Qual a importância da bateria do carro elétrico ?
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que, nos veículos elétricos a bateria, que também são conhecidos como BEV, a bateria é considerada o coração do carro, ou seja, ele é o centro de controle. Afinal, esse item é o principal local de armazenamento da energia necessária para a tração das rodas.
O carro elétrico tem sido uma tendência mundial e está, cada dia mais, sendo uma tendência em todo o mundo, pois muitas montadoras estão ampliando as suas produções visto que esse carro tem sido bem aceito nos diversos países.
A bateria desse automóvel é uma peça valiosa, por conta do seu valor e da sua significância para o bom funcionamento do sistema. Nesse contexto, ela é composta por milhares de células de lítio que são cilíndricas e prismáticas. A refrigeração e aquecimento dessas células ajuda no controle da temperatura. Assim, o seu uso é otimizado e ajuda na vida útil do seu carro.
Qual o tempo de duração de uma bateria de carro elétrico?
A maioria dos fabricantes dão como garantia entre dois e oito anos, as previsões mais comuns mostram que a durabilidade dessas baterias variam de 10 a 20 anos. Essa métrica é aplicada em veículos que são usados no cotidiano, ou seja, aqueles mais leves e compactos.
Esse índice é variável visto que pode ser mudado com o consumo e as recargas. Um exemplo análogo é o celular, quando ele perde a densidade energética com o tempo, assim também ocorre na bateria de um carro elétrico.
Como é a manutenção da bateria do carro elétrico?
Um dos destaques de um carro elétrico é o fato de a sua manutenção ser mais acessível financeiramente, isso acontece porque um motor tradicional tem aproximadamente 350 partes móveis e o elétrico tem 50 partes.
Então, os carros elétricos exigem uma manutenção específica, ou seja, oficinas independentes não são opções viáveis. Logo, as revisões precisam ser realizadas por concessionárias credenciadas pelas fabricantes.
Portanto, agora que você já sabe um pouco mais sobre a bateria do carro elétrico, a sua importância e manutenção, caso você opte por adquirir um automóvel desse, busque fabricantes confiáveis.
Gostou do post? Então, não perca tempo e aproveite para assinar a nossa newsletter.