Carro por assinatura vale a pena? Tire esta e outras dúvidas!
Array
Muita gente já se pergunta se ter um carro por assinatura vale a pena. Afinal, essa forma de poder usufruir de um veículo sem precisar adquiri-lo passou de novidade para ser destaque nos últimos anos.
Não são só os diferenciais dessa modalidade que chamam a atenção. A conjuntura do mercado, do consumo, da mobilidade e do custo de vida mudaram, fazendo essa ideia se tornar atrativa.
Mas será tudo isso mesmo? Descubra a seguir!
O que é e como funciona ter um carro por assinatura?
Para entender se ter um carro por assinatura vale a pena, é preciso antes de tudo saber exatamente o que é isso. Quem contrata esse serviço não está pagando para ser dono do veículo. O contratante só tem o direito de utilizá-lo para pagar uma espécie de aluguel de longo prazo.
Nessa modalidade, automóveis zero-quilômetro são locados em contratos que podem chegar a quatro anos, mediante o pagamento de uma mensalidade fixa em que estão inclusos, por exemplo:
- licenciamento e emplacamento;
- IPVA, DPVAT e outras taxas;
- seguro;
- revisões periódicas;
- manutenção preventiva ou corretiva devido ao desgaste pelo uso;
- assistência para emergências;
- carro reserva.
Por outro lado, cabe ao motorista arcar com combustível, pedágios, estacionamentos, multas ou a franquia do seguro e reparos de eventuais danos causados em caso de acidentes. Além disso, a quilometragem é limitada, em contrato, a um determinado deslocamento mensal.
Como isso se diferencia do aluguel de um veículo?
Apesar de ser semelhante ao aluguel tradicional, essa modalidade tem duas diferenças centrais que fazem qualquer um perceber que para o uso prolongado um carro por assinatura vale a pena.
O primeiro ponto é exatamente o período de vigência da contratação, que é muito maior na assinatura. Seu mínimo é de um ano. Ou seja, não é possível assinar para ter acesso a um carro por somente um dia.
Além disso, o acesso é sempre a um veículo zero-quilômetro. Pois, não são disponibilizados usados para a assinatura, mesmo que só utilizados por outras contratantes deste serviço antes. Já na locação a frota é fixa, não havendo um novo automóvel para cada cliente.
Quais são as vantagens de optar por um carro por assinatura?
Pensando em relação à compra do veículo próprio, algumas vantagens realmente indicam que o carro por assinatura vale a pena. Veja quais são a seguir!
Sem preocupação com impostos e burocracias
Licenciamento, emplacamento, documentação, vistoria, IPVA e DPVAT são só algumas das atividades burocráticas ou questões tributárias ligadas à propriedade de um automóvel que quem opta pelo modelo por assinatura precisa se preocupar. Afinal, é a locadora a dona do bem e quem fica responsável por fazer isso.
Mais tranquilidade para rodar com segurança
Outros serviços que costumam estar incluídos na assinatura são: seguro, revisão, manutenção e assistência 24 horas. Assim, esses itens são providenciados pela locadora, permitindo ao motorista dirigir tranquilo sabendo que o automóvel está com a segurança em dia e, caso precise, terá o atendimento facilitado.
Economia gerada por gastos incluídos
Economizar é uma possibilidade para quem usa esse serviço. Não à toa esse é um atrativo na hora de avaliar se carro por assinatura vale a pena. Pois, só multas, combustível, valor da franquia para acionar o seguro e reparos a danos por acidentes costumam estar fora do preço mensal pago.
Carro zero sem depreciação ou necessidade de revender
Quem escolhe a assinatura de doze meses, pode ao final da contratação fazer um novo contrato e seguindo com isso, consegue sair de veículo zero todos os anos, já que esse serviço fornece tal facilidade. Sem falar que não é preciso revender o carro anterior ou arcar com sua depreciação.
Flexibilidade para escolher o que atende às suas necessidades
Mesmo com a limitação das franquias de quilometragem ou do tipo de uso, o carro por assinatura é uma opção flexível. Pois, as locadoras disponibilizam planos diversos para que cada um escolha o que melhor se encaixa com suas necessidades. Além de que, o cliente só paga enquanto estiver usando o serviço.
Sem encargos financeiros e juros que aumentam os custos
Um carro zero comprado à vista exige desembolsar uma grande soma de uma vez só, além de suprir eventuais encargos financeiros ligados ao pagamento. Por outro lado, sua compra a prazo começa por uma entrada elevada e segue com parcelas do financiamento sobre as quais correm juros altos. Já na assinatura, o único custo é exclusivo e focado no pagamento da mensalidade pelo consumidor daquele bem.
Quando um carro por assinatura vale a pena?
A questão principal não é se um carro por assinatura vale a pena ou não, mas quando isso acontece. Afinal, tudo depende do comparativo. Em relação à compra de um carro zero, há duas situações distintas: aquisição à vista ou a prazo. Confira como avaliar cada uma!
Comparativo com compra a prazo
No comparativo com o prazo, considere o preço do automóvel, dos juros e de outros encargos financeiros, além do valor que será potencialmente despendido com as demais despesas, como licenciamento, emplacamento, seguro, imposto, manutenção etc., que estão inclusos nas franquias de assinatura.
Também considere as perdas relativas à depreciação e o desgaste real do veículo de acordo com o quanto ele será utilizado, para chegar ao ganho na revenda após o mesmo tempo de contrato. Se a diferença entre esses dois aspectos é maior que o total das mensalidades, assinar é o ideal.
Comparativo com compra à vista
Na compra à vista, é preciso analisar uma situação em que a quantia que seria gasta para ter e manter o automóvel é aplicada em algum investimento. Por um lado, há o custo da assinatura, mas também os lucros da operação financeira a serem abatidos . Por outro, a diferença entre os custos do veículo menos os ganhos com revenda. De igual maneira, o que for menor indica a melhor decisão.
Pelo visto, saber quando um carro por assinatura vale a pena é uma questão de análise. Mas também é preciso considerar suas vantagens não financeiras, que podem justificar essa escolha mesmo se o custo de assinar for maior que o de comprar.
Quer mais dicas como estas? Assine a nossa newsletter e receba sugestões de conteúdos por e-mail!