Caminhão categoria B: modelos que você pode dirigir
Array
Para dirigir um caminhão no Brasil, muitas pessoas acreditam que isso é possível somente utilizando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria C. Mas sabia que há modelos de caminhão categoria B, que podem ser dirigidos com a mesma CNH de carros?
Trata-se do Veículo Urbano de Carga, também conhecido pela sigla VUC. Esse modelo atende ao peso bruto total (PBT) exigido na categoria B — ou seja, tem menos de 3,5 toneladas —, além de respeitar as restrições de altura, largura e comprimento.
Quer conhecer os principais modelos de caminhão categoria B da Volkswagen no mercado, além de tirar as suas dúvidas sobre as categorias da CNH no Brasil? Continue a leitura!
Quais são as categorias de CNH?
No Brasil, existem cinco categorias de habilitação, divididas pelo Departamento de Trânsito (Detran) segundo o tipo de veículo. Elas levam em consideração, principalmente, o peso bruto total. A seguir, conheça cada uma das categorias e suas características.
Categoria A
Essa categoria habilita os condutores a pilotar veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. É o caso de motocicletas, motonetas e triciclos, por exemplo.
Categoria B
O segundo tipo de habilitação é a mais comum, pois permite dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total. Além disso, o veículo deve ter capacidade máxima de oito passageiros (sem contar o motorista). Aqui, entram os carros, caminhonetes, camionetas, utilitários e, como destacamos, os VUCs.
Categoria C
Para quem deseja dirigir todos os tipos de veículos da categoria B, bem como modelos com mais de 3,5 toneladas, de carga e não articulados, a CNH do tipo C é a indicada. Exemplos de veículos que podem ser dirigidos por elas são os caminhões, máquinas agrícolas e tratores.
Categoria D
Nessa categoria, a habilitação é para veículos utilizados no transporte de passageiros, como é o caso de ônibus e micro-ônibus. Isso significa que a capacidade permitida na categoria D é de mais de oito lugares.
Categoria E
Por fim, temos a categoria E, que permite ao motorista conduzir um veículo com duas unidades. A primeira deve se enquadrar nas demais categorias (B, C ou D), enquanto a unidade acoplada precisa ter mais de 6 toneladas ou exceder oito lugares. Trailers, reboques e semirreboques são alguns exemplos.
Como é possível obter uma carteira de motorista na categoria B?
Se você deseja dirigir um caminhão categoria B, saiba que o processo é bem simples. Os requisitos incluem ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever, ter documento de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Já as etapas para tirar a carteira são:
- curso e prova teórica;
- curso e exame prático de direção;
- exame médico e psicotécnico.
Para quem deseja trabalhar utilizando o Express, será necessário apenas procurar o Detran para incluir na habilitação que exerce atividade remunerada. Essa é a mesma exigência destinada a taxistas e motoristas de aplicativo, como Uber.
Quais os principais modelos que você pode dirigir com a categoria B?
Como destacamos, um veículo só pode ser dirigido com a CNH na categoria B se ele contar com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade máxima de oito passageiros. Pois essas são justamente as principais características dos Veículos Urbanos de Carga.
Não é à toa que muitas pessoas consideram esses modelos como caminhões disfarçados de picape. Quer conferir os principais modelos? A seguir, listamos os 2 VUCs da linha Express da Volkswagen, que vem fazendo grande sucesso nos últimos anos.
1. Volkswagen Delivery Express
Lançado em 2017, o Delivery Express foi o primeiro caminhão da Volkswagen que pode ser dirigido por motoristas com carteira B. Isso significa que ele entra na mesma categoria que os automáticos, não contando com nenhuma restrição de circulação ou velocidade nas cidades. Assim, é uma ótima opção para quem trabalha com transporte nos grandes centros urbanos.
O Delivery Express é equipado com motor Cummins 2.8 diesel, apresentando potência de 150 cv a 3.500 rpm e torque de 360 NM entre 1.500 e 2.800 rpm. Além disso, tem câmbio manual de 6 marchas e capacidade de carga de 1.453 kg.
Basta observar o interior do modelo para encontrar elementos tradicionais de outros carros da Volkswagen, como o visual do quadro de instrumentos, dos botões no console central e na alavanca de câmbio. Mas também há alguns diferenciais bem interessantes.
O Delivery Express conta com volante regulável em altura e profundidade e o maior airbag de passageiros da América Latina, com 160 litros. Ele tem um bom espaço interno — capaz de deixar confortável até três ocupantes — e inúmeros porta-objetos. Também é possível usar o banco do meio como mesa.
Para essa família de caminhões da VW, o grande diferencial competitivo passa a ser a variação aos modelos e-delivery, que já alcança enorme visibilidade e aceitação no mercado. Motivo? É a versão elétrica, com foco sustentável e tecnologia ao seu negócio! São dois os modelos: e-delivery 11 e e-delivery 14.
2. Volkswagen Delivery Express+
Com o sucesso da primeira versão de seu caminhão categoria B, a Volkswagen decidiu lançar uma nova geração do modelo: o Delivery Express+. Trata-se de um caminhão mais moderno, sustentável e reformulado, que chegou em 2022 muito mais tecnológico.
A principal novidade é o motor. Agora, o Delivery Express+ é equipado com motor 3.0 turbodiesel de quatro cilindros, capaz de entregar 156 cv de potência a 3.300 rpm e 36,7 kgfm de torque, disponível entre 1.300 rpm e 2.900 rpm.
Graças à adoção desse novo motor, a Volkswagen conseguiu reduzir a emissão de dióxidos de nitrogênio em 75% e de materiais particulados em 65%. Para isso, foram implantados o sistema de recirculação de gases de escape (EGR) e o sistema de tratamento dos gases de escape (SCR).
Entre os itens de série agregados ao modelo, estão controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, rádio com bluetooth e piloto automático.
A segurança do motorista é garantida graças à implantação de freios a disco de acionamento hidráulico nas quatro rodas. Além disso, o modelo recebeu bancos com acabamento de tecido sintético e tem como opcional sistema RIO de telemetria e conectividade.
Deu para perceber que os modelos de caminhão categoria B da Volkswagen oferecem grandes diferenciais, não é mesmo? Por isso, se você deseja um caminhão menor, mas bastante eficiente para realizar trabalhos na cidade, sem ser necessário tirar a carteira C, esses modelos são a melhor opção.
Gostou do nosso artigo e quer conferir mais dicas? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog diretamente em seu e-mail!