Calibragem de pneu de caminhão: entenda como funciona!
Array
A calibragem é um dos serviços mais importantes para um veículo, pois consiste em ajustar o nível de ar (ou pressão) dos pneus. Tendo em vista que o caminhão é um veículo extremamente pesado, ter atenção a esse serviço e colocá-lo em prática periodicamente é essencial.
A recomendação é fazer a calibragem de pneu de caminhão a cada 15 dias ou antes de partir para uma viagem mais longa. Mas você sabe quais são os riscos de andar com os pneus descalibrados, a importância dessa prática e as melhores dicas de calibragem? Continue a leitura para conferir!
Quais os riscos de andar com os pneus descalibrados?
Equilíbrio é a palavra-chave quando o assunto é a calibragem de pneu de caminhão. Isso porque, caso haja pressão de mais ou de menos, diversos problemas podem aparecer. A seguir, veja os riscos associados a ambas as situações.
Baixa pressão
Uma das principais consequências do pneu com pressão baixa é a temível aquaplanagem, que faz o caminhão perder o contato com o asfalto ao passar por uma poça de água, aumentando as chances de acidentes. Mas diversos outros problemas podem surgir, como instabilidade na direção, deformação, superaquecimento e, até mesmo, estouro do pneu.
Alta pressão
Nesse caso, o pneu terá uma área reduzida de contato com o solo, o que diminui a sua aderência. Isso pode fazer com que o caminhão não responda aos comandos do motorista, além da durabilidade dos pneus ser reduzida e o risco de acidentes se tornar maior.
Qual a importância da calibragem de pneu de caminhão?
A calibragem é considerada uma medida de manutenção preventiva, uma vez que impacta diretamente o funcionamento do veículo. A seguir, veja a importância de calibrar os pneus.
Melhora a dirigibilidade
Quer uma direção mais tranquila, fácil e sem imprevistos? Não se esqueça da calibragem! Afinal, a prática faz com que o motorista assuma mais o controle do caminhão e garanta respostas precisas, evitando uma direção “dura” ou instável.
Aumenta a segurança no trânsito
A calibragem de pneu de caminhão também é imprescindível para a segurança do motorista, do veículo e da carga transportada. Isso acontece porque, com uma pressão adequada nos pneus, as chances de um acidente são reduzidas, pois o caminhão poderá rodar com o máximo desempenho.
Reduz os custos da frota
Por fim, saiba que a calibragem está diretamente associada ao consumo de combustível. Ao rodar com os pneus com pressão baixa, a resistência com a pista será maior e, consequentemente, o motor será mais exigido, aumentando o consumo. E mais: com os pneus bem calibrados e a manutenção em dia, você vai reduzir os seus gastos na oficina.
Quais as melhores dicas para calibrar os pneus?
Apesar de cada caminhão ter suas particularidades, o processo de calibragem é bem simples e pode ser feito sem problemas em qualquer modelo. Confira as principais dicas:
- verifique o nível de ar dos pneus diariamente;
- observe o porte do veículo e a carga transportada;
- evite calibrar um pneu caso ele esteja quente;
- siga as recomendações do fabricante do veículo;
- não se esqueça de calibrar o estepe. Em uma situação de emergência, é essencial que ele esteja com uma pressão adequada.
Com a calibragem de pneu de caminhão em dia, você terá uma direção muito mais tranquila e segura no trânsito. Portanto, siga as nossas dicas e mantenha seu veículo sempre em perfeito estado de conservação e com a manutenção em dia.
Quer continuar conferindo mais dicas e orientações para melhorar a sua rotina no trânsito? Para isso, assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog em seu e-mail!