Ar-condicionado consome combustível? Veja!
Array
Nos dias mais quentes, é comum que os motoristas usem o ar-condicionado para garantir trajetos com maior conforto e segurança. Afinal, o equipamento é um grande aliado para evitar a fadiga e o cansaço durante as viagens. Mas será que o ar-condicionado consome combustível do veículo?
Ao longo deste artigo, você vai entender a relação entre o ar-condicionado e o consumo de combustível, além de conhecer as melhores dicas para usar o acessório de maneira consciente. Boa leitura!
Como funciona o ar-condicionado do carro?
O ar-condicionado é um sistema de refrigeração que atua na climatização do interior do veículo, trazendo conforto térmico ao motorista e seus passageiros. Por isso, o equipamento faz toda a diferença em dias muito quentes, frios ou chuvosos.
Ele funciona com a energia mecânica vinda do giro do motor e também utiliza componentes elétricos, além de ventiladores internos e externos, para trocar o ar dentro e fora do carro.
O acionamento da embreagem eletromagnética e o controle de temperatura do ar-condicionado são realizados por meio de circuitos elétricos alimentados pela bateria automotiva.
O ar-condicionado consome combustível?
Esta é uma dúvida bastante comum entre os motoristas, principalmente com a alta nos preços do combustível. A resposta é sim: o ar-condicionado pode aumentar o consumo de combustível do automóvel, embora seu impacto seja relativo.
A elevação do consumo ocorre pelo fato de o motor precisar exercer um esforço extra para movimentar o compressor do sistema de ar-condicionado. Esse esforço a mais faz com que o carro gaste até 10% mais combustível do que se o ar-condicionado não estivesse ligado.
No entanto, é importante destacar que essa situação é pontual e, em alguns casos, é melhor mantê-lo ligado. Na estrada e em velocidades altas, por exemplo, a recomendação é ligar o ar-condicionado, uma vez que abrir as janelas pode fazer com que o veículo gaste muito mais combustível.
Como economizar combustível com o ar-condicionado?
Apesar de elevar o consumo do carro em muitos casos, o ar-condicionado vai ajudar você a ter viagens muito mais confortáveis. Para evitar os impactos do equipamento no combustível, confira algumas dicas:
- não use o ar-condicionado com os vidros abertos: essa prática é considerada um grande desperdício, pois força o ar a atingir uma temperatura fria que não conseguirá ser alcançada;
- deixe o ar quente sair do carro: se o veículo ficou exposto ao sol, espere o famoso “bafo quente” sair antes de ligar o ar. Caso contrário, ele irá trabalhar dobrado para garantir a troca de temperatura em seu interior;
- não fique desligando e ligando o ar o tempo todo: além de desperdiçar gasolina, isso desgasta o sistema do ar e a bateria;
- realize a manutenção periódica: o ar-condicionado também precisa ser revisado, tanto no sistema mecânico quanto na parte interna, de modo a garantir seu perfeito funcionamento (filtro do ar-condicionado e oxi-sanitização).
Depois de conferir nosso artigo, agora você tirou as suas principais dúvidas sobre o impacto do uso do ar-condicionado no consumo do veículo. E como há relação entre eles, refletindo em custos a mais no abastecimento de combustível, siga nossas dicas para evitar os impactos do acessório no dia a dia e reduzir os seus gastos na próxima vez que for ao posto, encher o tanque.
Que tal conferir outras dicas e orientações para o seu carro? Para isso, siga as nossas redes sociais e acompanhe todas as nossas novidades: estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube!