Água ou aditivo no radiador? Veja aqui!
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O radiador é um componente essencial do sistema de arrefecimento de um automóvel, responsável por dissipar o calor gerado pelo motor, que funciona em temperaturas elevadas em razão da própria combustão e do atrito das peças. Para isso o proprietário pode escolher entre a utilização de água ou aditivo no radiador.
Neste blogpost, explicaremos como funciona o radiador e o que é necessário para mantê-lo funcionando adequadamente. Continue a leitura e saiba a melhor forma de cuidar do radiador!
Como funciona o radiador de um automóvel?
O motor de um automóvel funciona gerando calor a partir da queima do combustível. Esse calor é transferido para o líquido de arrefecimento que circula pelo motor, absorvendo parte do calor gerado. O líquido aquecido é então direcionado ao radiador, onde passa por tubos e aletas que dissipam o calor ao ambiente externo.
O radiador é geralmente localizado na parte frontal do veículo, onde recebe o fluxo de ar que ajuda a resfriar o líquido de arrefecimento, por meio de uma peça chamada "ventoinha". A temperatura ideal para o líquido de arrefecimento é de entre 90 e 110 graus Celsius, e o radiador ajuda a manter essa temperatura em um nível constante.
Quando a temperatura excede o normal de funcionamento, surge o risco de dano a peças como o cabeçote, que pode ter sua junta queimada e empenada. Em alguns casos o problema pode piorar, pois a entrada da água ou aditivo no sistema de lubrificação leva à mistura desse com óleo dentro do motor, e pode causar a fundição de componentes do bloco, como o virabrequim e pistões.
Para evitar tal problema mecânico você deve ficar atento à temperatura indicada no painel, e evitar circular com o carro superaquecido. Nos casos mais graves, a retífica dos componentes danificados pode gerar um alto custo ao proprietário, bem como um longo período na oficina mecânica.
Água ou aditivo: o que colocar no radiador?
A água é o líquido de arrefecimento mais comum, e muitos motoristas a utilizam como a primeira opção. Porém, dependendo do clima e da temperatura ambiente, a água pode congelar ou ferver, comprometendo o sistema de arrefecimento do motor. Além disso, a água pode enferrujar o interior do radiador e das tubulações, o que pode danificar o motor a longo prazo.
Já o aditivo é um líquido especialmente formulado para proteger o sistema de arrefecimento do motor contra corrosão, oxidação e formação de depósitos. Ele também possui um ponto de ebulição e um ponto de congelamento mais adequados do que a água, o que ajuda na proteção do motor em temperaturas extremas.
O aditivo é uma opção mais cara, porém mais segura e eficiente para proteger o sistema de arrefecimento.
Qual tipo de água que pode colocar no radiador?
Se você optar por usar água no radiador, é importante escolher a água certa. A água destilada é a melhor opção, pois não contém minerais ou impurezas que possam danificar o motor. Água da torneira ou água mineral pode conter minerais ou produtos químicos com risco de corroer o radiador e outras partes do motor.
Além disso, preste atenção na temperatura do líquido de arrefecimento. Se a temperatura estiver muito alta, o líquido de arrefecimento pode evaporar ou mesmo ferver, o que abre a possibilidade de danificar o motor.
Por outro lado, se a temperatura estiver muito baixa, o líquido de arrefecimento pode congelar e prejudicar o radiador. Mantenha a temperatura do líquido de arrefecimento dentro dos limites recomendados pelo fabricante do veículo.
Quais os principais cuidados com o radiador?
Para garantir o bom funcionamento do radiador, é importante realizar uma manutenção regular. Verifique o nível de líquido de arrefecimento regularmente e adicione mais, se necessário. Certifique-se de que o radiador esteja limpo e livre de sujeira e detritos. Além disso, é importante verificar se não há vazamentos no reservatório, mangueiras e bomba d'água.
O nível da água ou aditivo no radiador também deve ser conferido com regularidade. Outros sistemas se relacionam com o arrefecimento e ajudam o veículo a manter-se confiável para uso, por isso as revisões periódicas são imprescindíveis.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe nos comentários se você já passou por apuros devido ao superaquecimento do carro!