Afinal, quais são os carros com o menor custo de manutenção?
Array
Como saber escolher entre os carros com menor custo de manutenção e ter melhor controle dessa conta?
Todo mundo sabe que para ter um automóvel é imprescindível considerar algumas despesas, como combustível, documentação e conservação. Portanto, toda medida tomada para que se tenha redução desses gastos é muito importante para quem deseja ter um equilíbrio no orçamento.
No entanto, um carro que ofereça relação de custo-benefício favorável, com baixo valor de manutenção e economia de combustível, ajuda muito.
Para responder à pergunta, alguns detalhes podem ser úteis na hora da escolha do automóvel ideal para você. Então, fique atento às dicas deste artigo!
Converse com um mecânico e analise o mercado frotista
Para saber se um carro tem baixo custo de manutenção, você pode começar com uma conversa com o mecânico, que é quem lida diariamente com os reparos dos mais diversos tipos de veículos.
Ele pode ser um bom referencial e apontará os principais problemas que enfrenta com a falta de peças ou até mesmo falar sobre a qualidade e a durabilidade de alguns modelos de veículos.
Procure observar, também,, os modelos mais utilizados pelas empresas frotistas e taxistas, que em geral adotam determinados veículos que oferecem custos reduzidos com manutenção e maior resistência ao trabalho.
Considere um veículo com ampla rede de assistência técnica
O que costuma encarecer o conserto de um carro é a falta de peças de reposição para substituição e reparos. Se não existe fabricação das peças no país e elas têm que ser importadas, além do tempo extra para fazer um reparo, o custo fatalmente será maior do que de um veículo com farta disponibilidade de peças no mercado nacional.
A falta de uma rede de assistência técnica capacitada para atender à marca pode limitar as opções de reparadores, o que geralmente torna mais cara a manutenção. Então, ao comprar um veículo, considere a rede de assistência técnica oferecida e se ela pode ser encontrada em todo o país.
Consulte sites especializados em pesquisa de custos de manutenção automotiva
Para facilitar ainda mais a vida de quem quer comprar um carro que fique mais barato de manter, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) criou um ranking dos custos de manutenção dos veículos mais vendidos no país.
A ideia foi estabelecer o Índice de Manutenção Veicular, o IMV, que serve de referência aos consumidores, montadoras e seguradoras para efeito de comparação e análise. Portanto, quanto menor o IMV do veículo, melhor é a sua relação custo-benefício.
O ranking dos carros com menor custo de manutenção é uma boa ferramenta, mas só isso não resolve na hora de decidir pela compra. É importante que o consumidor saiba que, por mais que tenha boas recomendações, o resultado virá com uma disciplina com o plano de revisão preventiva indicado pelo fabricante do veículo.
A aplicação de peças originais e de procedência também ajuda para que o custo final fique em um patamar satisfatório.
Gostou do artigo? Que tal, então, ver algumas dicas de como planejar a compra do carro novo?