6 cuidados que você deve ter ao viajar de moto
Array
Para muitas pessoas, viajar é uma excelente terapia. Afinal, isso nos permite conhecer novos lugares, diferentes pessoas e outras culturas, além de ter uma visão diferente da qual estamos habituados a conviver diariamente e, assim, redescobrindo novas formas de nos encantar com o mundo e com a vida.
Agora, viajar de moto é juntar tudo isso e adicionar uma pitadinha de aventura, prazer e adrenalina, que tornam a experiência ainda mais fascinante e inesquecível. Melhor ainda será se esses momentos inesquecíveis forem positivos, sem contratempos que chateiam e tragam dissabores estragando seu passeio, não é mesmo?
Para que a viagem seja feita com sucesso, é importante tomar algumas medidas preventivas com a segurança pessoal do motoqueiro e cuidados com a mecânica da moto. Então, se liga nas nossas dicas e boa viagem!
1. Monte seu roteiro antes de pegar a estrada
Fazer um planejamento prévio antes de iniciar tudo é um bom começo para quem quer ter o controle sobre a viagem.
Por isso, faça um itinerário bem cuidadoso, tomando precaução com os pontos de parada e as rodovias por onde pretende trafegar. Procure escolher estradas mais movimentadas e em melhor estado de conservação sempre que possível, para sua segurança e maior conforto na viagem.
2. Fique atento aos itens de segurança da moto
Essa é uma dica básica, mas que sempre vale a pena lembrar. Verifique os itens de segurança e as condições mecânicas da moto e, com isso, evite ter dores de cabeça no caminho. Passe por uma revisão completa e cuidadosa no mecânico de sua confiança.
Analise se os pneus estão em condições de viajar e bem calibrados. Olhe o sistema de iluminação e veja se as lâmpadas estão todas funcionando perfeitamente. Cheque os freios e faça uma lubrificação nas correntes e, também, a troca de óleo. Não brinque com a sua segurança!
3. Leve um kit de segurança
Alguns imprevistos podem acontecer, mesmo tomando todas as precauções com a parte mecânica da motocicleta.
Portanto, leve na bagagem um kit básico de ferramentas e algumas lâmpadas e fusíveis de reserva. Com esse cuidado, em caso de uma situação de urgência, você mesmo pode fazer pequenos reparos que eventualmente sejam necessários durante a viagem.
4. Tenha cuidado com a bagagem
Se puder escolher, utilize um baú ou um alforje para transportar a bagagem. No entanto, se preferir levar mochila, cuide para que ela tenha presilha peitoral nas alças e uma cinta abdominal, para evitar que fiquem soltas e causem desequilíbrio nas curvas.
Coloque seus pertences em sacos plásticos para evitar que se molhem caso haja chuva no percurso. Além disso, tenha um excesso de cuidado amarrando bem a bagagem, mesmo que escolha o alforje, pois todo cuidado é pouco.
5. Dê atenção aos equipamentos de segurança pessoal
Seja cuidadoso com sua segurança pessoal! As vestimentas e demais itens devem estar em perfeito estado de conservação. Utilize capacetes fechados e certifique-se do prazo de validade. Use jaquetas com protetores internos, luvas, botas e calças apropriadas.
Por dentro do capacete, é recomendado utilizar óculos escuros de acetato (um tipo de plástico), caso seu capacete não possua lentes escuras retráteis. Os óculos com armação de metal podem penetrar o nariz em caso de impacto frontal de algum objeto, o que não acontece com os modelos de plásticos, que são anatômicos junto ao rosto.
6. Dirija com segurança
Além de seguir todas essas dicas, também é fundamental praticar uma direção responsável e defensiva.
Cuide para manter uma distância segura de outros veículos e sempre respeite a velocidade indicada na via e nas placas de trânsito. Isso vai trazer mais paz e prazer na viagem de moto dos seus sonhos. Tenha a responsabilidade de conduzir a viagem para você e para as outras pessoas. Aí, é só aproveitar bem esse momento!
Quer mais dicas sobre veículos e viagens? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo sobre viajar de moto! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube.