5 dicas importantes para diminuir os gastos com o seu carro
Array
Comprar um carro requer certos gastos periódicos como gasolina, manutenção e lavagem, mas será que o seu veículo não está lhe fazendo gastar mais do que deveria?
Se ele vive sem gasolina e é necessário fazer uma gambiarra diferente toda semana, pode ser que o seu automóvel esteja com problemas ou que você o está usando de forma imprudente.
No texto de hoje, lhe daremos 5 dicas importantes que deverão ser adotadas no seu dia a dia para reduzir os gastos com o carro e fazer com que o seu bolso fique feliz.
1. Realize revisões periódicas e diminua gastos com o carro
Pode parecer contraditório, mas em algumas ocasiões, para se economizar é preciso gastar: Leve seu veículo periodicamente ao mecânico, pelo menos uma vez ao ano. E não hesite em pagar os reparos e peças necessárias para que ele possa rodar perfeitamente.
Isso porque defeitos fazem com que o veículo force demais o motor e outras peças ou até mesmo faça com que seu carro gaste gasolina, etanol ou óleo de forma desnecessária, o que futuramente pode até mesmo ultrapassar o gasto do concerto ou fazer com que o problema fique mais grave e caro de arrumar.
2. Use o ar-condicionado de forma sábia
Por mais que seja relaxante dirigir em um ambiente com temperatura controlada, o ar-condicionado pode causar dores de cabeça, já que pode gastar até 20% mais combustível, pois o compressor precisa trabalhar no resfriamento do ar e o motor precisa compensar a velocidade perdida nesse processo.
Use o aparelho de forma consciente na cidade: ligue apenas em dias muito quentes e abra a janela antes para que o ar quente circule, o que facilitará o seu trabalho. Também é importante limpar os filtros e serpentina a cada seis meses, o que fará a refrigeração gastar menos combustível, além de diminuir o mau cheiro do ar e prevenir doenças.
3. Preste atenção no modo em que dirige o seu carro
Algumas atitudes ao manusear um veículo também podem fazer com que o mesmo gaste mais combustível além de desgastar as peças de forma mais rápida e forçar o motor sem necessidade.
Outra atitude que pode estragar o seu carro é dirigi-lo com a “marcha esticada”, ou seja, fazer com que o automóvel rode em uma marcha menor e por mais tempo até que o motorista a troque. Isso faz com que o motor trabalhe demais e consuma mais gasolina do que o necessário.
Evite ao máximo frear bruscamente, fazer arrancadas sem necessidade ou dirigir com a marcha errada, pois além de prolongar a vida útil do seu veículo, você poderá prevenir acidentes ou ter que visitar um mecânico mais cedo. Prefira ser um motorista mais defensivo e cauteloso na estrada.
4. Calibre os pneus
Um pneu mal calibrado também pode fazer com que seu carro gaste mais combustível, já que o motor precisará se esforçar mais para funcionar. Verifique no manual do seu veículo qual a especificação de pressão correta para o seu modelo, além de deixar a calibragem correta para o tipo de terreno que percorrerá.
E nada de rodar com pneus carecas, hein? Além do risco de levar uma multa, um pneu desgastado pode gerar mais gastos e até mesmo ser o causador de acidentes.
5. Planeje suas rotas
Sabe o caminho que você percorre quase todos os dias para ir ao trabalho, ou até mesmo a ida a compromissos casuais, como o médico, dentista ou seu restaurante favorito?
Pode ser uma ótima ideia dar uma olhada no Google Maps ou configurar o seu GPS para descobrir qual a menor rota para chegar ao seu destino, assim você pode economizar combustível, fugir dos congestionamentos e até mesmo ganhar uns minutos valiosos no seu dia!
Viu como pode ser simples reduzir os gastos com o carro em poucos cuidados e mudanças de hábitos? Você pode até mesmo colocar no papel o valor da sua economia e usar esse dinheiro de forma mais consciente, assim como o seu veículo!
Gostou do post e quer receber tudo em primeira mão? Então, assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo do nosso blog!